Oferecimento

Fuvest terá geradores de energia em 'regiões estratégicas' neste domingo e segunda

Todos os 36 locais de prova, segundo a fundação que realiza o vestibular da USP, estão com fornecimento normal de energia

12 dez 2025 - 14h17

A Fuvest, que seleciona vagas para a Universidade de São Paulo (USP), terá geradores de energia em "regiões estratégicas" durante a realização da segunda fase do exame, no domingo, 14, e na segunda-feira, 15. Questionada, a fundação não informou quantos aparelhos estarão à disposição nem onde. Mas afirmou que seu levantamento indica que nenhum dos 36 locais de prova, em 22 cidades da região metropolitana, litoral e interior do Estado, tem problemas neste momento de fornecimento de energia.

Publicidade

Um ciclone extratropical atingiu São Paulo nesta semana e causou um vendaval histórico, com ventos de até 98?km/h, velocidade nunca antes registrada pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), desde o início das medições, em 1963. Às 13h32 desta sexta, 669.497 estão sem luz, segundo a concessionária de energia Enel

Candidatos terão duas opções de redação este ano
Candidatos terão duas opções de redação este ano
Foto: ALEX SILVA/ESTADAO / Estadão

Com relação a problemas de deslocamento dos candidatos por cancelamento de voos ou outros transtornos, a Fuvest afirmou que "compreende que imprevistos podem ocorrer, especialmente para candidatos que se deslocam de outras cidades ou estados". "No entanto, o planejamento e o deslocamento até o local de prova são de responsabilidade do candidato. Por isso, a recomendação é que todos se organizem com antecedência, considerando possíveis contratempos."

O exame seleciona para 8.147 nos cursos de graduação da USP. Participam desta segunda fase 30.787 vestibulandos. Medicina manteve a liderança e teve a maior nota de corte, 80 pontos. Na sequência ficou Engenharia Aeronáutica, com 75 pontos, e Psicologia (em São Paulo), com 69 pontos.

A abertura dos portões das escolas será às 12h, com fechamento e início da aplicação da prova às 13h. Os candidatos terão até 4 horas para resolver as questões.

Publicidade

No primeiro dia, serão 10 questões discursivas de Português, além da redação. Este ano, será possível escolher entre duas propostas de texto: uma dissertativa-argumentativa ou uma opção com outro gênero a ser apresentado no momento da prova, ambas originadas a partir de uma coletânea única de textos. O candidato precisa marcar na folha de redação qual a proposta escolhida.

No segundo dia, serão 12 questões discursivas, com conteúdo de duas a quatro disciplinas específicas da carreira escolhida. Será excluído o candidato que tirar zero na redação ou errar todas as questões de qualquer um dos dias.

A primeira chamada será no dia 23 de janeiro.

É preciso levar:

  • Documento de Identificação, digital ou físico
  • Caneta esferográfica, azul ou preta, de corpo transparente

Outros itens permitidos:

  • Garrafa de água
  • Alimentos leves
  • Lápis ou lapiseira
  • Itens médicos autorizados com antecedência
  • Borracha
  • Apontador
  • Régua transparente

Não poderá ser utilizado nos locais de prova:

  • Relógio individual de qualquer tip
  • Equipamento eletrônico, como calculadora, telefone celular, computador, tablet, reprodutor de áudio, máquina fotográfica, equipamento eletrônico do tipo vestível (como smartwatch, óculos eletrônicos, ponto eletrônico), etc
  • Material impresso ou para anotações
  • Caneta hidrográfica ou outras, diferentes de caneta esferográfica ou de outras cores
  • Corretivo de qualquer material ou espécie
  • Caneta marca-texto, compasso ou lápis com tabuada
  • Gorro, boné, chapéu ou similares, óculos de sol
  • Protetor auricular, fone de ouvido ou similares
  • Quaisquer outros materiais estranhos à realização da prova
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se