Dira Paes afirma que "educação é liberdade"

Palestrante do enlighTED Education, atriz conversou com o Terra sobre arte, educação e desigualdades sociais

14 out 2021 - 16h06
(atualizado em 11/11/2022 às 17h09)

Nos dias 19, 20 e 21 de outubro, será realizado o enlighTED Education 2021, a grande conferência mundial de educação, tecnologia e inovação, organizada pela Fundação Telefônica, IE University e o South Summit.

Desde sua criação em 2018, o encontro reuniu 470 mil espectadores únicos de 46 países e 300 palestrantes internacionais de alto nível, consolidando-se como uma referência mundial no campo da inovação educacional.

Publicidade

Esta quarta edição, em um novo formato híbrido, reunirá os principais especialistas nacionais e internacionais em inovação educativa e tecnológica para conversar sobre os desafios presentes no campo da aprendizagem e tirar conclusões práticas em torno da educação na era digital. A inscrição pode ser feita aqui.

Dira Paes é uma das convidadas do 'enlightED Education 2021' e fará a palestra de abertura da programação brasileira no primeiro dia do evento. A atriz vai dialogar sobre como a educação é a principal ferramenta para enfrentar desigualdades.

Dira Paes é uma das palestrantes do enlightED Education 2021
Dira Paes é uma das palestrantes do enlightED Education 2021
Foto: Marcos Arcoverde / Estadão Conteúdo

Dira, que é uma das dirigentes do Movimento dos Direitos Humanos desde 2003, conversou com o Terra sobre a importância da educação na formação de uma pessoa. Segundo ela, essa é a única forma do jovem conseguir sonhar com o futuro. "Somente através da educação que se pode ter a chance de encontrar seu caminho dentro da sociedade", disse.

Graduada em Filosofia e Artes Cênicas, a atriz também ressaltou que a arte tem um papel importante nesse cenário, já que possui uma linguagem universal, que une fronteiras e transforma o pensamento.

Publicidade

"O acesso à sensibilidade que a cultura proporciona é determinante para o processo civilizatório. As práticas culturais dentro de uma escola mostram como a arte é fundamental para alicerçar nossos afetos e comportamentos sociais", explica Dira Paes.

Além disso, a artista também enxerga que uma das formas de combater a defasagem educacional agravada pela pandemia é justamente a ampliação de programas que valorizem a arte e a cultura. "Ambas são os elementos que podem potencializar e resgatar o prazer na aprendizagem, principalmente as crianças na faixa etária entre 12 a 15 anos", justificou.

Desde 2015, Dira é uma das principais mobilizadoras do Criança Esperança, que, em 2021, teve como tema 'educação é a nossa esperança'. Resumindo o que pensa sobre o assunto, Dira enfatiza: "A educação é liberdade".

Confira abaixo a agenda do enlighTED Education:

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação
Fonte: Redação Terra
Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações