No Paraná, estudantes da Igreja Adventista farão o Enem depois das 18h

5 dez 2009 - 17h07
(atualizado às 17h38)

No Paraná, 219.854 estudantes se inscreveram para as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) que estão sendo realizadas neste fimde semana. No entanto, uma parecela deles não realizará o exame a partir das 13h, horário da maioria dos candidatos.

Ana Carolina Nascimento, de 16 anos, é uma das 58.996 candidatas de Curitiba que fazem o Enem. Um pouco antes de ir para o local daprova, no bairro Tarumã, ela disse que estava muito tranqüila. "Estou fazendo a prova como experiência para o vestibular do ano que vem. Gosto dessa oportunidade e acredito muito nesse sistema de avaliação", afirmou.

Publicidade

Para Ana Carolina e mais cinco amigos da Igreja Adventista do bairro Juvevê, as provas só serão aplicadas depois das 18h. Eles aguardam, confinados, no local. O sábado é dia sagrado para os adventistas e, por isso, não podem exercer atividades que não estejam relacionadas à religião.

Em Curitiba, duas universidades usam a nota do Enem no processo seletivo -a Universidade Federal do Paraná (UFPR), que faz a combinação do resultado do Enem (10%) e do vestibular tradicional (90%), e a Universidade Tecnológica Federal (UTFPR), que adota  o Enem em fase única.

Dos 43.796 candidatos inscritos no vestibular da UFPR, 34.205 optaram porutilizar a nota do Enem na composição final. De acordo com a reitoria, a universidade fez uma solicitação formal ao Ministério da Educação para receber os resultados até 5 de janeiro.

A assessoria do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) informou que o clima é de tranqüilidade em todos os locais de prova no Estado.

Publicidade
Agência Brasil
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se