Jovem gabarita Matemática no Enem como 'treineiro' e revela estratégias para tentar repetir feito no domingo; assista

Fábio Medeiros acertou todas as questões de Matemática no Enem do ano passado e conta como se preparou para o Enem 2025

15 nov 2025 - 05h00
Resumo
Fábio Medeiros, estudante do 3º ano, gabaritou Matemática no Enem 2024 como "treineiro" e busca repetir o feito em 2025 com foco em prática, simulados e estratégias de resolução.
Jovem que gabaritou matemática no Enem dá dicas e revela estratégias para conseguir de novo
Video Player

No ano passado, quando ainda estava no segundo ano do ensino médio, o estudante Fábio Medeiros Ferraz de Campos decidiu fazer o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) como "treineiro" para testar os seus conhecimentos e já se preparar para a edição deste ano. Mas, ao corrigir as provas com o gabarito oficial, veio a surpresa: o jovem acertou todas as questões de Matemática e, no resultado final, recebeu a nota máxima na disciplina, de 961,9 pontos.

  • Terra terá gabarito extraoficial e correção ao vivo das questões do 2º dia do Enem 2025

"Fiquei muito feliz na hora. Eu esperava ir bem, mas não imaginava que ia acertar as 45 questões. Foi um susto. Já aconteceu em alguns simulados de sempre pegar uma questão ali, ler errado ou rápido. Mas, na hora, deu tudo certo", lembra Fábio, de 17 anos, em entrevista ao Terra.

Publicidade

Morador da capital paulista, o jovem afirma que, em 2024, antes da prova, não fez uma preparação totalmente focada no Enem. Ao longo do ano, ele frequentava as aulas regulares no Colégio Etapa e fez simulados. "Foi mais a preparação das matérias na escola e fazer questões para entender como funcionava a prova."

O estudante conta, no entanto, que sempre gostou de Matemática e, a partir do oitavo ano do ensino fundamental, começou a participar de Olimpíadas Científicas, o que fez a diferença para o desempenho em Matemática no Enem. "Me preparar para essas Olimpíadas, me ajudou muito, porque eu treinava com questões um pouco acima, com questões que exigiam um nível de conhecimento maior", avalia.

Fábio Medeiros acertou todas as questões de Matemática no Enem do ano passado
Fábio Medeiros acertou todas as questões de Matemática no Enem do ano passado
Foto: Arquivo pessoal

Preparação para o Enem 2025

Agora no terceiro ano do ensino médio, Fábio busca repetir o feito para tentar uma vaga na faculdade no curso de Engenharia da Computação ou Ciência da Computação. Para o Enem deste ano, a estratégia de estudos não mudou. Pela manhã, ele continuou indo à escola e, à tarde, fez simulados. Aos fins de semana, ele descansava.

"Foi mais de prática, fazer várias questões durante as aulas, fazer todo o exercício extra que o professor passava. Colocar o conhecimento ali em prática é a parte difícil do Enem. Então, eu quase não estudei matérias novas, eu mais pratiquei com questões, fiz um monte", conta o estudante.

Publicidade

"Eu sempre anotava as questões que eu errava e, depois, eu tentava de novo as mesmas questões para ver se tinha aprendido a matéria. Às vezes, eu errava de novo, então era uma matéria que eu tinha que focar um pouco mais. Fazer essa avaliação com as questões e simulados antigos à tarde me ajudou bastante", completa. 

Embora queira acertar todas as questões de Matemática novamente, Fábio diz que tenta não se pressionar com isso. "Sei que tenho a capacidade, só que eu tenho que estar muito atento na prova. No Enem, se você perde um pouquinho a atenção na questão, você acaba errando."

Com ‘cantinho do desabafo’, voluntários promovem apoio emocional a candidatos do Enem
Video Player

Estratégias que usa em Matemática

Fábio também conta as estratégias que geralmente usa para resolver as questões de Matemática e deixa dicas para outros estudantes que vão fazer as provas no próximo domingo, 16, assim como ele. Confira:

  • Comece pelas questões mais fáceis de Matemática: "O Enem costuma intercalar, vai ter uma fácil, uma difícil e uma média, depois outra fácil. Se você vai na ordem, vai esbarrar em algumas que o prendem, o que pode atrapalhar", explica. "É melhor classificar as questões primeiro e fazer as fáceis, médias e difíceis, nessa ordem."
  • Tenha atenção ao enunciado: "Mesmo nas questões difíceis, o Enem não exige um conhecimento absurdo. O aluno acaba errando por causa do enunciado. É importante atenção porque o enunciado dá o caminho para fazer. O Enem é uma prova que tenta incluir a interpretação das questões e ser menos conteudista."
  • Faça uma pausa, quando necessário: "Se travar em uma questão, tome água, coma alguma coisa que levou para a prova. Acho que é importante. E, se não souber, pula, e depois volta."
  • Enem 2025: veja como consultar o local de prova e datas
    Video Player

    Segundo dia do Enem 2025

    A segunda parte do Enem 2025 é aplicada no próximo domingo, 16, em várias cidades do País. Os candidatos encaram 45 questões de Matemática e 45 de Ciências da Natureza, em um período de cinco horas. 

    No último domingo, 9, primeiro dia do exame, os candidatos responderam 45 questões de Linguagens e 45 de Ciências Humanas, além de produzirem uma redação com o tema "Perspectivas acerca do envelhecimento na sociedade brasileira"

    Publicidade

    Em Belém, Ananindeua e Marituba (PA), a edição deste ano será aplicada nos dias 30 de novembro e 7 de dezembro, em razão da realização da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30), que acontecerá na região, no período da aplicação regular do exame.

    Datas do Enem 2025

    Fonte: Portal Terra
    Fique por dentro das principais notícias
    Ativar notificações