Três questões do Enem 2025 foram anuladas devido a similaridades com conteúdos divulgados previamente em redes sociais; a Polícia Federal investiga o caso.
As três questões anuladas do segundo dia do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025 são sobre nível sonoro, fotossíntese oxigênica e parcelamento de um carro.
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
O gabarito foi divulgado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) nesta quarta-feira, 19. A divulgação, que estava prevista para quinta-feira, 20, foi antecipada após a polêmica envolvendo questões "similares" que foram veiculadas em uma live nas redes sociais dias antes da prova. A Polícia Federal (PF) foi acionada para investigar o caso.
O gabarito completo pode ser consultado na página oficial do Inep. Veja as questões anuladas:
Nível sonoro
- (118 na prova cinza; 115 na amarela; 135 na verde; 132 na azul)
Fotossíntese oxigênica
- (115 na prova cinza; 121 na amarela; 132 na verde; 123 na azul)
Parcelamento de carro de R$ 60 mil
- (172 na prova cinza; 178 na amarela; 168 na verde; 174 na azul)
Por que as questões foram anuladas?
Na tarde de terça-feira, o Inep anulou três questões do Enem 2025 após ter identificado que seriam "similares" a divulgadas em redes sociais. "Nenhuma questão foi apresentada tal qual na edição de 2025 do exame. Na divulgação observada nas redes sociais, foram identificadas similaridades pontuais entre os itens", informou o órgão.
De acordo com o ministro da Educação, Camilo Santana, as três questões foram anuladas para "garantir lisura e isonomia da prova".
A PF foi acionada para apurar a conduta e autoria na divulgação das questões, além de garantir a responsabilização dos envolvidos por eventual quebra de confidencialidade ou ato de má-fé pela divulgação de questões sigilosas de forma indevida, conforme o Inep.
Como foi o Enem 2025?
O primeiro dia do Enem 2025 foi realizado no domingo, 9. Os candidatos responderam questões de Linguagens e Ciências Humanas, além de produzirem uma redação, com o tema "Perspectivas acerca do envelhecimento na sociedade brasileira". Uma semana depois, no domingo, 16, foram aplicadas as provas com questões de Matemática e Ciências da Natureza.
A divulgação dos gabaritos do Enem separadamente é uma novidade desta edição. Nos anos anteriores, os gabaritos oficiais dos dois domingos eram divulgados juntos dias após o fim das provas.
É importante lembrar que o gabarito não permite ao participante calcular sua nota. O Inep utiliza um método diferente para o cálculo da nota, a Teoria de Resposta ao Item (TRI), que atribui pesos diferentes para cada questão do exame.
Em Belém, Ananindeua e Marituba (PA), a edição deste ano será aplicada nos dias 30 de novembro e 7 de dezembro, em razão da realização da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30), que acontece na região, no período da aplicação regular do exame.
Ainda não foi informada a data exata de divulgação do resultado oficial do Enem, mas o ministro da Educação, Camilo Santana, confirmou que será em janeiro. Apenas os estudantes que concluíram o ensino médio poderão acessar as notas na divulgação. Os demais participantes, conhecidos como "treineiros", terão acesso às notas apenas em março.