Enem 2023: estudantes relatam salas quentes, ambulância e desconforto no 2º dia de prova

Terra conversou com jovens que realizaram o exame neste domingo, 12

12 nov 2023 - 17h16
(atualizado às 19h11)

Água e muitas idas ao banheiro. Essas foram algumas das estratégias que os estudantes que conversaram com o Terra usaram para enfrentar o dia mais quente do ano na capital paulista durante o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2023, realizado neste domingo, 12.  

e Maria Fernanda Novaes Sales, 18 anos, realizou pela primeira vez a prova do Enem
e Maria Fernanda Novaes Sales, 18 anos, realizou pela primeira vez a prova do Enem
Foto: Marcela Coelho/Terra
  • Terra terá correção comentada e gabarito extraoficial do 2º dia do Enem a partir das 18h00; fique ligado 

"O ventilador tava ligado, mas não matou o calor, tava bem quente mesmo. No primeiro dia estava quente, mas hoje estava bem pior. Na quadra tinha uma ambulância caso alguém passasse mal", disse a estudante Maria Fernanda Novaes Sales, 18 anos,  que fez a prova pela primeira vez. 

Publicidade

Maria foi uma das centenas de jovens que esteve presente no campus Vergueiro da Unip, na região central, para as provas de Matemática e Ciências da Natureza. A jovem, que pretende estudar Gestão de RH, disse que apostou em roupas mais leves, além de  bastante água, para aguentar o calorão durante a prova. 

"Vim com uma roupa mais leve, trouxe até 1 litro de água e tomei tudo", disse Maria. A jovem ainda explicou que também foi orientada pelos aplicadores do exame a "beber bastante água, passar água no rosto e ir ao banheiro" quantas vezes fossem necessárias.   

Vitória de Sousa, 24 anos, também reclamou do calor durante a realização do exame. "Os ventiladores estavam ligados, mas continuava abafado, tomei muita água", iniciou Vitória, que estuda Direito, mas pretende também ingressar em um segundo curso. "Teve muita gente na minha sala que saiu muito rápido. Acho que o calor influenciou. Algumas pessoas também foram muito ao banheiro", explicou. 

Em relação ao conteúdo da prova, Vitória, que já prestou o exame 4 vezes, disse que "conseguiu fazer quase tudo" e "chutou apenas algumas no final". Em relação ao exame de 2021, ela achou a prova deste ano mais atual, com questões sobre "enchentes, inteligência artificial", temas bastante discutidos. 

Publicidade

Caíque da Silva Diniz, 17 anos, prestou o Enem pela primeira vez e deseja estudar Fisioterapia. O jovem levou praticamente 5h para terminar a prova por conta da dificuldade em responder as questões de matemática. "Achei bastante difícil principalmente a parte de matemática, quem tem um curso preparatório teve mais facilidade na prova, mas se você não tem muito acesso ao conteúdo dela, tipo as partes de análise de gráficos, você não vai se sair muito bem", explicou.  

Gustavo Vieira de Lima, 18 anos, que deseja estudar Direito, optou por aproveitar muito bem o tempo disponível do exame para "responder todas as questões, fazer tudo com calma". Para ele, a prova de matemática estava acessível, já na parte de Ciências da Natureza ele encontrou mais dificuldade. 

Enem 2023

O segundo dia do Enem acontece neste domingo, 12, em todo o País. Na Unip Vergueiro, na região central de São Paulo, os candidatos enfrentaram um calor de quase 40 ºC e improvisaram um leque para poder suportar as altas temperaturas

Os participantes terão cinco horas para fazer as provas de Ciências da Natureza (45 questões) e Matemática (45 questões). Os portões foram abertos ao meio-dia e serão fechados às 13h (horário de Brasília). A prova começa às 13h30 e vai até às 18h30.

Publicidade

Mais de 3,9 milhões de candidatos estão inscritos no Enem deste ano; cerca de 2,8 milhões compareceram à prova no último domingo, que cobrou conhecimentos de linguagens, ciências humanas e a redação.

Fonte: Redação Terra
Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações