Acostumada a uma era em que a tecnologia busca ser o mais amigável possível ao usuário, a Geração Z se deparou com um desafio que pouco ou nada tem a ver com a usabilidade que apreciam em seus aplicativos cotidianos: os eletrônicos de escritório.
De acordo com uma pesquisa da HP, elaborada para analisar como o ambiente de trabalho híbrido está afetando nossas vidas, o estudo indica que um em cada cinco jovens se sente julgado sempre que encontra um problema técnico com dispositivos de escritório, como impressoras e scanners. Em contraste, isso ocorre com apenas uma em cada 25 pessoas que não fazem parte da Geração Z.
O ápice do constrangimento para a Geração Z
Ter crescido cercado por tecnologia parece ser o principal motivo pelo qual eles sentem 10 vezes mais constrangimento ao se depararem com problemas aparentemente comuns. Enquanto o restante da geração cresceu tendo que lidar com menus de câmera complicados e conjuntos de botões pouco claros e inacessíveis em máquinas mais antigas, os jovens estiveram isolados desses inconvenientes até chegarem ao ambiente de trabalho.
De acordo com um estudo da LaSalle Network, 48% dos jovens recém-formados em 2022 não se sentem tecnologicamente preparados para os desafios que o trabalho lhes apresentará. Para muitos deles, tecnologias como impressoras, fotocopiadoras e scanners espalhados pelo escritório são obsoletas e têm pouca ou nenhuma relação com seu cotidiano digital.
A realidade recente desses nativos digitais é ter crescido em ...
Matérias relacionadas
Serviços online fora do ar? Entenda "apagão" da Internet causado por falha crítica na Cloudfare
Bots com IA crescem 300% e transformam o cibercrime em um "serviço", alertam especialistas