URGENTE
Saiba como doar qualquer valor para o PIX oficial do Rio Grande do Sul

Como alcançar a realização no ambiente de trabalho? Especialistas dão dicas

Alguns hábitos podem tornar a rotina mais agradável, como o propósito do trabalho e segurança psicológica

22 abr 2024 - 05h00
Dia de trabalho
Dia de trabalho
Foto: Corinne Kutz / Unsplash

Não há receita mágica ou regra sobre felicidade no trabalho. No entanto, alguns hábitos podem tornar a rotina mais agradável, como o propósito do trabalho e segurança psicológica.

Paulo Bivar, especialista em recrutamento e seleção, argumenta que os funcionários precisam se sentir à vontade para falar o que pensam, assumir riscos e cometer erros, sem o medo de serem punidas.

Publicidade

"Hoje, é esperado das organizações um direcionamento que vai além dos resultados financeiros. Quanto mais a empresa é capaz de se conectar com o seu propósito de existir, além do lucro para o acionista, maior os índices de engajamento e felicidade dos seus times", destaca.

De acordo com Alexandre Max, CEO da Vivae, a felicidade relacionada ao propósito é decorrente do senso de realização e de que aquele trabalho faz a diferença no mundo. O mesmo ocorre quando os funcionários se sentem apoiados e valorizados.

"Quando você trabalha com algo que realmente importa, é mais provável que sinta um senso de propósito e realização, o que contribui para a felicidade no trabalho", ressalta Alexandre. 

Se for possível, esse sentimento vem mais rapidamente quando a carreira está alinhada com seus valores e paixões. Caso não, Alexandre Max recomenda algumas práticas, como:

Publicidade
  • Cultivar um ambiente de trabalho positivo, no qual você se sinta apoiado, valorizado e respeitado;
  • Estabelecer metas alcançáveis e desafiadoras, uma vez que definir objetivos claros e tangíveis dá senso de direção e progresso, e ajuda a manter a motivação;
  • Priorizar o equilíbrio entre vida pessoal e profissional, para evitar o esgotamento e relaxamento;
  • Investir em conexões significativas, positivas e genuínas com colegas e superiores, para fortalecer a criatividade e o senso de pertencimento.

Você sabe quais são as regras para ter felicidade no trabalho? Você sabe quais são as regras para ter felicidade no trabalho?

Fonte: Redação Terra
Fique por dentro das principais notícias de Educação e Carreira
Ativar notificações