Bem-estar é prioridade para as empresas 'Mais Incríveis para Trabalhar' de 2025

Programas voltados à saúde integral das equipes reforçam a atenção e o cuidado nas organizações premiadas

7 nov 2025 - 05h42

As empresas reconhecidas pelo prêmio Lugares Mais Incríveis para Trabalhar são vistas por seus colaboradores como organizações de excelente desempenho em todas as frentes avaliadas: oferecem um pacote completo e diversificado de benefícios, mantêm programas consistentes de gestão de pessoas e, acima de tudo, refletem um alto nível de satisfação entre as equipes.

Em meio a tantas virtudes, entretanto, um pilar se destacou entre as vencedoras desta edição: as iniciativas pelo bem-estar físico e emocional dos colaboradores - tema que ganhou ainda mais relevância neste ano, com a atualização da NR-1 (Norma Regulamentadora Número 1), tornando obrigatória a gestão de riscos psicossociais pelas empresas.

Publicidade
Colaboradores do Sebrae Rio Grande do Norte participam de dinâmica em evento corporativo, mostrando o compromisso com o bem-estar
Colaboradores do Sebrae Rio Grande do Norte participam de dinâmica em evento corporativo, mostrando o compromisso com o bem-estar
Foto: Divulgação/Sebrae / Estadão

Quando se fala em bem-estar, isso não significa "livrar" as pessoas da necessidade de se dedicar em alto nível, nem fazer concessões na busca por metas desafiadoras, tampouco envolve a perspectiva de que a jornada profissional será percorrida sem momentos de estresse. Trata-se de agir para que os profissionais se sintam bem e equilibrados apesar de todos esses fatores inevitáveis.

Melhor empresa de grande porte, a Seguros Unimed, seguradora do Sistema Unimed - maior sistema cooperativista médico do mundo -, oferece um amplo leque de iniciativas em prol do bem-estar no trabalho. Essas iniciativas estão reunidas no Programa de Saúde Integrada, estruturado em 2018 e que vem sendo constantemente aprimorado desde então. Hoje, 95,5% dos colaboradores participam pelo menos de uma das atividades, divididas em quatro pilares: físico, emocional, financeiro e social. "O cuidado com as pessoas faz parte do nosso propósito. Esse cuidado começa dentro de casa, contemplando os nossos 2 mil colaboradores alocados em nossa matriz, em São Paulo, e em cada um dos escritórios regionais da empresa, espalhados por todo o Brasil", descreve Helton Freitas, presidente da Seguros Unimed.

No pilar físico, as atividades incluem ginástica laboral, Total Pass (plano para uso de academias), subsídio às corridas de rua, quick massage (para estimular momentos de pausa durante a jornada de trabalho) e campanhas de vacinação. Há também a clínica de Atenção Primária à Saúde (APS) funcionando dentro da empresa, além de espaço materno (para acolher as mães que retornam da licença-maternidade, com seis meses de duração) e o programa "gestação segura", que acompanha e oferece apoio durante toda a gestação e o primeiro ano de vida do bebê.

No pilar emocional, a empresa disponibiliza atendimento psicológico e psiquiátrico, realiza monitoramento de riscos psicossociais e capacita lideranças para fomentar ambientes de segurança psicológica. Em relação ao pilar financeiro, são desenvolvidas ações de educação e organização - incluindo a Clínica Financeira, que oferece acompanhamento individualizado e até terapia financeira. Já no pilar social, a Seguros Unimed promove o voluntariado e uma série de eventos corporativos que trabalham clima e engajamento. Estimula, também, a organização de comunidades internas que fortaleçam a diversidade, a equidade e o pertencimento, a partir de atividades como coral e banda.

Publicidade

Pertencimento

Zelar pela saúde dos colaboradores também é a prioridade da Kordsa, fabricante de fios e lonas de nylon e poliéster para variadas aplicações industriais, melhor empresa de médio porte nesta edição do Lugares Mais Incríveis para Trabalhar. Ao longo do ano, a empresa realiza diversas ações - de palestras a exames gratuitos - sobre temas como prevenção ao câncer, doenças crônicas e doenças sexualmente transmissíveis. O programa de Fisioterapia Preventiva e Ergonomia já teve a participação de 380 pacientes e evitou 17 procedimentos cirúrgicos.

Com relação à saúde mental, a empresa desenvolveu o programa LeveMente, composto por jornadas de psicoeducação, atendimentos psicológicos, palestras, espaços de relaxamento, meditação e atividades como ioga. O Programa de Atenção Primária à Saúde (APS) disponibiliza nutricionista, psicólogo e médico da família para a realização de consultas diretamente no ambulatório da empresa. No campo da gestão financeira, há workshops sobre finanças pessoais e orientações a respeito de bets, empréstimos e endividamento.

Outro destaque é o programa Reforçar Laços, de parentalidade responsável, que traz uma série de benefícios para gestantes e suas famílias. "Temos uma dedicação genuína em colocar as pessoas no centro de tudo o que fazemos", diz Isa Pinheiro, gerente de Relações Humanas da Kordsa. "Por isso, estamos sempre focados em criar um ambiente onde cada pessoa floresça e se sinta parte de algo maior."

Aprimoramento

No Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Rio Grande do Norte - Sebrae Rio Grande do Norte, melhor empresa de pequeno porte nesta edição do Lugares Mais Incríveis para Trabalhar, cultivar o bem-estar da equipe passa diretamente pela missão de oferecer condições para o aprimoramento pessoal e profissional. "Investimos de forma contínua em ambientes de trabalho que favoreçam o aprendizado, a colaboração e a autonomia, tornando as pessoas protagonistas das suas jornadas", diz o diretor-superintendente, José Ferreira de Melo Neto.

Publicidade

O Sebrae Rio Grande do Norte tem apostado em um modelo de trabalho mais flexível, orientado a entregas, com foco no desenvolvimento integral das pessoas e no bem-estar. Nesse cenário, o investimento em capacitação é prioridade, com 100% de subsídio em programas de pós, mestrado e doutorado, e 50% em idiomas. Em caso de segunda graduação, o subsídio é proporcional ao cargo que o colaborador ocupa.

O programa de trainees, atualmente na 10.ª edição, é a grande porta de entrada para a instituição - estende-se por 24 meses, período em que os participantes passam por um robusto programa de capacitação, acompanhados por tutores experientes e submetidos a avaliações criteriosas, que envolvem competências técnicas, comportamentais e a entrega de projetos inovadores. Cerca de 70% dos gerentes atuais são ex-trainees - alguns fizeram parte da primeira turma, formada há 23 anos, evidência de como se sentem bem no lugar em que trabalham.

Fique por dentro das principais notícias de Educação e Carreira
Ativar notificações