Tecnologia da Internet das Coisas está cada vez mais presente na rotina das pessoas

Objetivo da IoT é criar funções automatizadas para trazer benefícios significativos e gerar um impacto positivo para a economia global

9 mar 2021 - 10h09

A rápida evolução da tecnologia nos últimos anos e a ideia de conectar objetos físicos comuns do dia a dia com uma rede criaram um grande efeito positivo na economia mundial, segundo um estudo realizado pela Mckinsey, líder mundial de consultoria empresarial americana. O estudo aponta que nesse cenário, a Internet das Coisas terá um impacto equivalente de até 11% a mais na economia global, até o ano de 2025.

Foto: DINO / DINO

A internet das coitas (IoT) caracteriza-se pela possibilidade de incorporar informações digitais em objetos de uso comum, tornando-os inteligentes, informa Marcelo Bentes Paes, bacharel em Tecnologia em Processamento de Dados, com foco em projetar e desenvolver sistemas, com qualidade, eficiência, usabilidade e segurança dos sistemas.

Publicidade

"A IoT dá capacidade de automatizar qualquer objeto que queira, como sapato, camisa, maçaneta de porta dentre outros, criando conexão entre eles pela internet. Diante disso, já é possível programar um smartphone para que se possa ligar o ar-condicionado e as luzes da minha casa em determinado horário, por exemplo, apenas alguns minutos antes de chegar", explica o especialista.

"Em meados dos anos 90, John Naisbitt, alto executivo da IBM (empresa americana voltada para a área de informática), já vinha prevendo que nos próximos 10 anos, a maioria das coisas que iríamos interagir, ainda não haviam sido inventadas. Na época parecia algo muito longe e surreal. Apesar disso, a tecnologia foi avançando a passos largos, e hoje estamos iniciando uma nova revolução tecnológica que representa o futuro da computação e da comunicação: a internet das coisas (IoT)", relata Marcelo Paes, especialista em Rede de Computadores, com grande conhecimento em ministrar treinamentos na área tecnológica.

As inovações que surgem perante o meio tecnológico da IoT, diz o profissional de TI certificado em MCP (Microsoft Certified Professional) Windows Server e Workstation, têm potencial para oferecer uma infinidade de aplicações em diversos setores. E menciona que esse seguimento já gera efeitos positivos em áreas de comunicação, segurança, urbanismo, sustentabilidade, saúde, comodidade, entre outras.

"As possibilidades são tantas quanto a nossa imaginação puder alcançar, mas nem tudo são flores. Existem muitos desafios e tecnologias a serem melhoradas como, por exemplo, o que tange à segurança da informação. Informações são comutadas por muitos hosts (dispositivos) e, dependendo dessas conexões, seus dados poderão ser captados e cair nas mãos de um terceiro mal-intencionado, por exemplo", alerta Paes, com expertise em instrução, treinamento, criação de sites e redes sociais.

Publicidade

Conforme Marcelo Paes, uma tecnologia que está ganhando destaque é a 5G, de quinta geração para redes móveis e de banda larga. Ele alega que a tecnologia permitirá que a internet das coisas se torne parte integrante da economia e do estilo de vida social. "5G nos possibilitará controlar mais equipamentos remotamente e em tempo real, proporcionando conectividade de alta velocidade, baixa latência e cobertura onipresente para aplicações onde o desempenho da rede possui ponto crítico, como o controle remoto de máquinas pesadas em ambientes arriscados, controlar um carro em uma estrada, ou a possibilidade de cirurgia remota", explana o especialista.

Segundo estimativas da Fundação Getúlio Vargas, o setor de tecnologia cresce cerca de 40% ao ano, o que deve se traduzir em um mercado de 11 trilhões de dólares, até 2025. E afirma que com o desenvolvimento do 5G, no Brasil, as cidades inteligentes terão um amplo espaço de crescimento no país, podendo economizar até US$ 27 bilhões, também até 2025, com a implementação da tecnologia.

Para a evolução da IoT, consoante Marcelo, é fundamental a substituição do protocolo "IPv4", um dos principais protocolos de padrões baseados em métodos de interconexão de redes na Internet, que apesar de gerar 4 bilhões de endereços ele, praticamente, já se esgotou. Em contrapartida, o profissional informa que o novo padrão prevê 340 undecilhões de novas possibilidades de endereços fundamentais, pois, cada dispositivo conectado precisa de um endereço único.

"As novas tecnologias vão ocupando espaço no nosso dia a dia, e silenciosamente vão tornando-se parte dele. De certa forma nos tornamos dependentes, foi assim com a imprensa, a energia elétrica e o celular. Será necessário ter sabedoria para conviver neste mundo conectado. E você, está preparado?", finaliza Marcelo Bentes Paes, com grande experiência em suporte técnico on-line, on-site atuando com Windows Server e Workstation Windows Exchange, Wingate, Ftgate, roteadores, switches, redes de computadores em geral, softwares e hardwares, e Linux, internet discada, internet via rádio, internet via satélite e internet via DSL.

Publicidade

Website: https://www.linkedin.com/in/marcelo-paes-2662a7a3/

Este é um conteúdo comercial divulgado pela empresa Dino e não é de responsabilidade do Terra
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se