Serviços têm alta de 0,7% em abril, mas ainda estão abaixo do nível pré-pandemia

Com reabertura das atividades, setor recuperou apenas uma pequena parte das perdas de 3,1% de março; no acumulado de 12 meses, queda é de 5,4%, aponta o IBGE

11 jun 2021 - 09h57
(atualizado às 13h28)

RIO e SÃO PAULO - Ainda sob impacto da segunda onda da pandemia de covid-19, o volume de serviços prestados no País cresceu 0,7% em abril, após ter recuado 3,1% em março, segundo os dados da Pesquisa Mensal de Serviços apurada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e divulgados nesta sexta-feira, 11.

Embora o desempenho tenha sido melhor do que a alta mediana de 0,35% projetada por analistas do mercado financeiro consultados pelo Projeções Broadcast, o resultado ainda sinaliza fraqueza de segmentos mais afetados pela pandemia, avaliou o economista Lucas Godoi, da consultoria GO Associados.

Publicidade

"Essa teórica volta em abril não teve um efeito prático para aqueles setores mais afetados, que mesmo com o relaxamento das medidas da restrição não engataram um processo forte de recuperação", observou Godoi.

Apenas duas das cinco atividades registraram avanços: informação e comunicação (2,5%) e serviços prestados às famílias (9,3%), que recupera apenas uma pequena parte da queda de 28,0% registrada em março. Houve perdas nos serviços profissionais, administrativos e complementares (-0,6%) e nos outros serviços (-0,9%). O segmento de transportes ficou estagnado (0,0%) em abril, após ter recuado 3,1% em março.

O setor de serviços mostra um comportamento ainda moderado, opinou Rodrigo Lobo, gerente da pesquisa do IBGE, que defende o avanço da imunização da população brasileira contra a covid-19 para que haja uma retomada mais consistente.

"A vacinação em massa é fundamental para uma recuperação mais folgada para os serviços de caráter presencial", defendeu o pesquisador do IBGE. "Boa parte dos serviços presenciais ainda sente os efeitos da pandemia e demoram mais a recuperar o patamar pré-crise", completou.

Publicidade

Em abril, o volume de serviços prestados no País ainda estava 1,5% abaixo do patamar de fevereiro de 2020, no pré-crise sanitária. Enquanto os serviços de informação e comunicação operavam 7,4% acima do pré-pandemia e o segmento de outros serviços estava 3,4% além, os serviços profissionais e administrativos funcionavam em nível 4,5% abaixo do patamar de fevereiro de 2020. Os transportes operavam 0,1% acima do nível pré-pandemia, enquanto os serviços prestados às famílias ainda estavam 40,1% abaixo.

Para o economista Rodolfo Margato, da gestora XP Investimentos, o principal desafio para a recuperação dos serviços prestados às famílias é a melhora do trabalho informal, que ainda está atrelado à situação sanitária do País. A XP espera, no entanto, que os próximos meses não tragam novos reveses à reabertura da economia. Medidas como a retomada do auxílio emergencial e a antecipação dos benefícios previdenciários ainda devem dar fôlego ao setor, enumerou o analista.

"No primeiro semestre, apesar da piora da pandemia, do lado da atividade econômica, o tombo gerado por esse recrudescimento se mostrou menor, bem menos acentuado e profundo do que o do ano passado", observou Margato. A XP Investimentos espera crescimento de 0,1% do Produto Interno Bruto (PIB) do segundo trimestre e expansão de 5,2% no ano de 2021.

Rodrigo Lobo, pesquisador do IBGE, aponta que o mês de março foi mais afetado que abril pelos decretos com medidas restritivas para conter a disseminação do novo coronavírus.

Publicidade

"Os efeitos restritivos foram bem maiores em março do que em abril", disse Lobo. "Os serviços cresceram. Isso obviamente significa que a parte não afetada pela prestação presencial acabou trazendo o setor de serviços para o terreno positivo como um todo, mas mesmo a parte presencial, com restrições maiores em março do que em abril, como os restaurantes, acabou dando uma contribuição positiva", relatou.

Em relação a abril de 2020, o volume de serviços prestados teve uma alta recorde de 19,8% em abril de 2021, mas impulsionado por uma base de comparação extremamente baixa, uma vez que o setor estava bastante afetado pela crise sanitária em abril de 2020, ressaltou Rodrigo Lobo, gerente da pesquisa do IBGE.

Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se