Queimadas: Como proteger a sua operação?

O inverno é o período do ano onde mais se registra focos de queimada, impactando os diversos setores da sociedade. Saiba como proteger a sua operação!

29 jun 2022 - 14h41
(atualizado às 16h53)

Estamos oficialmente no inverno, estação caracterizada pela redução da chuva em grande parte do país, o que favorece o surgimento e alastramento dos focos de queimada. Por isso, é o período do ano com o maior número de focos de calor no Brasil.

Na maioria dos casos, os focos são ocasionados pela ação humana, para a limpeza de terreno, desmatamento, expansão de áreas de pasto, agricultura, entre outros. Porém, elas também podem surgir de forma natural, como por exemplo, através da ocorrência de raios.

Publicidade
Foto: Climatempo

GettyImages

De acordo com os dados do INPE (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), apenas nesses 6 primeiros meses de 2022, foram computados mais de 21 mil focos de calor, sendo 1.395 focos apenas em Minas Gerais - importante região mineral - maior valor desde 2007.

Impactos nos setores da economia

As queimadas impactam fortemente o meio ambiente e os seres vivos, causando a mortalidade de animais, destruição de florestas, impactando os recursos hídricos entre outros. A pluma liberada, quando inalada, provoca desconforto e pode desencadear uma série de problemas respiratórios, congestionando os hospitais.

Para os diversos setores da economia não é diferente, as queimadas representam um grande perigo às operações. O setor de transportes é um dos mais atingidos, pois, a perda de visibilidade ocasionada pela fumaça, pode provocar a paralisação de rodovias e aeroportos, gerando grandes perdas financeiras, além de provocar graves acidentes.

Publicidade

Em operações com atividades a céu aberto, como construtoras, mineradoras, entre outros, um dos principais riscos é em relação à segurança dos funcionários e aos equipamentos das empresas, já que em muitas vezes, devido ao rápido alastramento dos focos, não há tempo para uma paralisação segura das operações.

Operação segura contra queimadas

Devido ao grande risco provocado pelos focos de calor, é essencial estar atento às condições do tempo e estar informado sobre o surgimento dos focos em tempo real, para isso, é indispensável a utilização de plataformas de monitoramento e alertas.

A Climatempo possui o SMAC, Sistema de Monitoramento e Alertas Climatempo, onde são enviados alertas de queimadas direcionados para a área de interesse do cliente, permitindo que sejam feitas ações para evitar um alastramento dos focos. Além disso, é disponibilizada a previsão de risco de focos de queimada e a disponibilização do histórico de dados.

Para garantir a eficácia das informações, são utilizados vários satélites diferentes e com metodologias de detecção diferentes. Na plataforma é possível visualizar o horário do início e fim de um foco de calor e os dados são atualizados frequentemente.

Publicidade

Para saber mais sobre a plataforma, .

Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se