Ciclone, MJO e onda de frio na segunda quinzena de abril

Confira o que vai acontecer com o clima no Brasil na segunda quinzena de abril e as expectativas para maio.

17 abr 2021 - 21h16
(atualizado às 21h22)

A primeira quinzena de abril foi marcada por vários eventos de chuva volumosa sobre o Norte e o Nordeste do Brasil e pela falta de chuva, de forma geral, no centro-sul do país. O ar quente predominou, mas rápidos resfriamentos foram observados em algumas áreas do Sul e do Sudeste.

A segunda quinzena de abril começou com a possibilidade de formação de um ciclone subtropical entre o litoral de São Paulo e de Santa Catarina, deixando o monitoramento meteorológico em atenção para o risco de ventania, mar agitado e chuva volumosa em áreas litorâneas do Sul e do Sudeste.

Publicidade

Expectativas para a segunda quinzena de abril de 2021

A chuva do Nordeste e de parte do Norte do Brasil é muito dependente atuação da Zona de Convergência Intertropical. Climatologicamente maio é um mês de chuva volumosa no norte do Nordeste e da região Norte. Qual a expectativa de posicionamento da Zona de Convergência Intertropical para a segunda quinzena de abril e o começo de maio?  A fase da oscilação de Madden-Julian vai favorecer mais chuva para o Brasil? Quais regiões do país serão beneficiadas?

As frentes frias de abril, até agora,  passaram bastante oceânicas pelo Sul e Sudeste, mas tivemos cavados e baixas pressões atmosféricas no mar, perto da costa, que ajudaram a formar áreas de instabilidade no interior do continente.

Como fica a temperatura do Atlântico Sul na costa do Sul e do Sudeste até o fim de abril? Vai haver alguma mudança no padrão de deslocamento das frentes frias durante a segunda quinzena de abril? A previsão da primeira onda de frio com moderada para forte intensidade está confirmada para a virada de abril para maio? 

Este episódio do podcast O Clima entre Nós traz as respostas para estas questões, na análise de Ana Clara Marques,  meteorologista especialista em previsão climática da Climatempo. 

Publicidade

Você pode ouvir todos os conteúdos do podcast  O Clima entre Nós no site da Climatempo, no nosso canal no Youtube e nas principais plataformas de áudio.

Boa escuta!

4

Ouça e leia também

Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações