O que estão compartilhando: compilado de vídeos que mostrariam venezuelanos comemorando a queda do presidente do país, Nicolás Maduro. Um deles mostra duas pessoas derrubando um grande outdoor com o rosto do ditador enquanto outros celebram.
O Estadão Verifica investigou e concluiu que: está fora de contexto. As postagens analisadas pelo Verifica usam vídeos de 2024, ano em que se organizaram eleições na Venezuela. As imagens em que manifestantes derrubam uma publicidade com o rosto de Maduro foram feitas durante um protesto de julho daquele ano. Leia mais abaixo.
Saiba mais: O vídeo que mostra manifestantes derrubando um outdoor de Maduro foi publicado em 29 de julho de 2024 - um dia após as eleições no país, organizadas sob acusações de ilegalidades e fraudes. Depois que o Conselho Nacional Eleitoral da Venezuela declarou Maduro como vencedor da votação para presidente, protestos tomaram o país.
O perfil no X de um portal de notícias da Venezuela publicou as imagens da derrubada do outdoor com a informação de que seria um protesto em Base Aragua, um bairro na cidade de Maracay (aqui).
Uma plataforma independente de verificação de fatos árabe também publicou uma checagem sobre o vídeo (aqui), informando que ele não é recente.
No outdoor de Maduro, aparece a sigla "PPT", do partido "Pátria para Todos". Trata-se de mais um indício de que a gravação foi feita durante o contexto das eleições.
Veja todas as checagens do 'Estadão Verifica' sobre a captura de Maduro
Maduro se declara inocente à Justiça dos EUA e vai seguir preso
Vídeos de jovens chorando foram feitos em 2024
Outro vídeo que viralizou como se mostrasse uma celebração à detenção de Maduro é o de um menino de camisa verde chorando. Essas imagens também são de 2024, e foram filmadas durante uma manifestação de apoio a María Corina Machado, líder da oposição a Maduro nas eleições daquele ano. Ela publicou a imagem no Instagram e X em 23 de junho.
Um terceiro vídeo tirado de contexto recentemente é o que mostra uma adolescente chorando enquanto segura um celular. Trata-se de outra filmagem de um protesto durante o ano eleitoral venezuelano, publicada em 28 de julho de 2024 (aqui).
Manifestação em avenida foi organizada em Bangladesh
Outro vídeo analisado pelo Verifica mostra centenas de manifestantes em uma larga avenida. As imagens não foram gravadas em Caracas, mas em Dhaka, Bangladesh. Uma postagem no Facebook afirma que o registro seria de um protesto de estudantes.
O vídeo foi publicado em 19 de julho de 2024, na época em que estudantes protestavam por reformas das cotas em empregos públicos (aqui).
O Verifica confirmou que o vídeo foi gravado em Bangladesh por meio de uma busca no Google Maps.
Imagens de homem discutindo com policiais não são recentes
Outro vídeo que tem sido compartilhado como se fosse recente é o de um homem discutindo com policiais do Corpo de Polícia Nacional Bolivariana. Mas ele circula nas redes sociais desde 2024. O Verifica encontrou publicações do vídeo feitas entre julho e agosto daquele ano (aqui e aqui).
Estátuas de Chávez foram derrubadas durante protestos de 2024
Também é de 2024 o vídeo que mostra manifestantes derrubando uma estátua de Hugo Chávez, ex-presidente da Venezuela (1999-2013). Um jornal do Chile publicou um compilado de manifestações desse tipo que aconteceram em protesto à eleição de Maduro. Entre os clipes, há o vídeo que tem sido compartilhado nos últimos dias.