Vídeo mostra bombardeio contra antigo observatório venezuelano, não túmulo de Hugo Chávez

IMAGENS GRAVADAS APÓS AÇÃO MILITAR NORTE-AMERICANA NA VENEZUELA MOSTRAM QUE PRÉDIO ONDE ESTÃO RESTOS MORTAIS DO EX-PRESIDENTE FICOU INTACTO

5 jan 2026 - 14h21

O que estão compartilhando: vídeo que mostra um prédio em chamas. Postagens afirmam que seria o túmulo de Hugo Chávez sendo bombardeado pelos Estados Unidos.

Vídeo mostra antigo observatório venezuelano e não quartel onde Chávez está sepultado.
Vídeo mostra antigo observatório venezuelano e não quartel onde Chávez está sepultado.
Foto: Reprodução/Instagram / Estadão

O Estadão Verifica investigou e concluiu que: é enganoso. O vídeo não mostra o Quartel da Montanha 4F, onde o ex-presidente da Venezuela está sepultado. Na verdade, é o prédio que abriga o Comando General da Milícia Bolivariana, o antigo Observatório Gagigal. Vídeos publicados pela Fundação Hugo Chávez na noite de sábado, 3, e no domingo, 4, após a captura de Nicolás Maduro, mostram o Quartel 4F intacto. Jornalistas da agência EFE estiveram no prédio e confirmaram que o complexo não sofreu danos visíveis.

Publicidade

Saiba mais: a alegação de que o mausoléu de Hugo Chávez havia sido bombardeado começou a circular logo após os ataques americanos na Venezuela, durante a madrugada do dia 3.

Pela manhã, às 8h59, a organização de investigação digital venezuelana Cazadores de Fake News esclareceu que o conteúdo não é verdadeiro. A agência mostrou que o vídeo retratava um ataque ao antigo observatório, a 500 metros de onde Chávez está sepultado.

O Verifica comparou imagens do observatório com a gravação que está circulando e confirmou se tratar do mesmo prédio.

Ainda no dia 3, às 18h26, a Fundação Hugo Chávez gravou um vídeo mostrando o Quartel da Montanha 4F sem avarias visíveis. A data e o horário foram confirmados pela responsável pela gravação com uma imagem da tela do celular.

Publicidade

No dia seguinte, domingo, 4, outro vídeo foi gravado pela fundação às 12h49, mostrando o prédio intacto.

O EFE Verifica, núcleo de checagem de fatos da agência de notícias EFE, informou que uma equipe de jornalistas esteve no prédio onde está sepultado Chávez e não visualizou danos. De acordo com a agência, não houve nenhum ataque ao quartel confirmado.

Um mapa confeccionado pela CNN a partir de imagens que circularam em redes sociais após os ataques americanos mostra os pontos atingidos em Caracas, dentre eles o antigo observatório. O mausoléu não foi sinalizado como um dos locais atacados.

Ataque dos Estados Unidos

O exército americano capturou o presidente da Venezuela, o ditador Nicolás Maduro, e a esposa dele, Cilia Flores, na madrugada de sábado. Os dois foram enviados para um presídio na cidade de Nova York, nos Estados Unidos.

Vídeo mostra protesto em 2024 contra reeleição de Maduro, e não comemoração pela captura dele

Publicidade

Maduro não disse 'venha me pegar' para Trump; vídeo de 2024 circula fora de contexto

Maduro é acusado pelos Estados Unidos de conspiração para narcoterrorismo, conspiração para importação de cocaína, posse de metralhadoras e dispositivos destrutivos e conspiração para possuir metralhadoras e dispositivos destrutivos contra os Estados Unidos.

Após o ataque, o presidente americano, Donald Trump, declarou que as petroleiras dos Estados Unidos voltarão a explorar petróleo na Venezuela e que vão governar o país interinamente, o que não tem respaldo na lei internacional.

Conteúdo semelhate foi checado por Lupa.

Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se