O que estão compartilhando: que um telejornal do Chile teria confundido o apresentador Ratinho com Nicolás Maduro. Os chilenos teriam usado uma foto do brasileiro ao noticiar a captura do ditador venezuelano pelos Estados Unidos neste sábado, 3.
O Estadão Verifica investigou e concluiu que: é falso. A imagem que viralizou nas redes é uma montagem. Na transmissão chilena, que foi ao ar em 24 de fevereiro de 2024, a foto de Maduro aparece corretamente. O noticiário Meganotícias falava sobre os aliados da Rússia e da Ucrânia na guerra que completava, naquele dia, dois anos.
Saiba mais: A montagem com a imagem de Ratinho viralizou em diversas contas e plataformas digitais. Apenas cinco publicações virais acumulam 12 milhões de visualizações.
O próprio Ratinho compartilhou a publicação em sua conta oficial do Instagram em tom de brincadeira: "Só que me faltava viu pqp", escreveu.
Vídeo mostra protesto em 2024 contra reeleição de Maduro, e não comemoração pela captura dele
Maduro não disse 'venha me pegar' para Trump; vídeo de 2024 circula fora de contexto
Montagem usa transmissão de emissora chilena de 2024
As publicações que viralizaram nas redes inseriram uma foto do apresentador brasileiro Carlos Roberto Massa, o Ratinho, no lugar da fotografia de Nicolás Maduro. Outros posts, com a tela mais aberta, mostram também uma ilustração do personagem de desenho animado Ursinho Pooh no lugar da foto do líder chinês Xi Jinping.
Na realidade, a transmissão chilena foi ao ar em 24 de fevereiro de 2024 e não mostra nenhum erro: as fotos de Maduro e Xi Jinping estão corretas. Naquele dia, a guerra da Rússia contra a Ucrânia completava dois anos e o apresentador mostrou duas telas.
Na primeira, aparecem os aliados da Ucrânia: o então presidente dos Estados Unidos, Joe Biden; o presidente da França, Emmanuel Macron; o então primeiro-ministro do Reino Unido, Boris Johnson; e o então chanceler da Alemanha, Olaf Sholz.
Na sequência, as fotos mudam e aparecem os aliados da Rússia no conflito: na esquerda para a direita, o presidente da China, Xi Jinping; o presidente da Bielorrússia, Alexander Lukashenko; o da Venezuela, Nicolás Maduro; e o então presidente do Irã, Ebraim Raisi, que morreria em maio daquele ano.
O vídeo original do Meganoticias está disponível no canal oficial da emissora Mega e foi publicado em 24 de fevereiro de 2022. O trecho em que a fotografia de Maduro - e não de Ratinho - aparece está disponível a partir do minuto 2:42: