É falso que pajé tenha sido agredido por dono de farmácia ao revelar remédio contra dor articular

VÍDEO FOI FEITO COM INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL E USA IMAGENS DE CASO DE INDÍGENA ATACADO POR ONÇA PINTADA

7 ago 2025 - 09h45

O que estão compartilhando: que um pajé da tribo Carajá foi agredido por um dono de farmácia após revelar uma receita natural para dores articulares. O caso teria sido noticiado no Jornal Nacional e a jornalista Renata Vasconcellos teria ido até o local conversar com o indígena agredido.

Foto: Reprodução/Facebook / Estadão

O Estadão Verifica investigou e concluiu que: é falso. O conteúdo foi fabricado com inteligência artificial e usou imagens genéricas e de outras situações para simular a agressão.

Publicidade

O indígena que aparece com a cabeça enfaixada, na realidade, foi atacado por uma onça pintada no Mato Grosso, em 2020. Já a imagem de Renata Vasconcellos segurando a mão de uma mulher ao lado de uma área de mata mostra um trecho do Jornal Nacional de 25 de abril deste ano, quando ela apresentou o telejornal da casa de uma família no Amazonas. A ação fez parte das comemorações pelos 60 anos da Globo.

Mesmo sem a ferramenta, há sinais claros de manipulação no vídeo. A voz da jornalista não tem cadência e é robotizada em muitos trechos. Também há erros de concordância, como no momento em que diz: "Indignado com a situação, eu fui conhecer ele [o pajé] lá na tribo".

Há indícios de que, no vídeo original, Renata apresentasse uma reportagem sobre o judiciário brasileiro. Ao fundo é exibida uma imagem da estátua A Justiça, do artista mineiro Alfredo Ceschiatti, que fica em frente à sede do Supremo Tribunal Federal (STF).

Vídeo usa imagens genéricas e de outros casos para alegar agressão

Publicidade

Além de clonar a voz da jornalista Renata Vasconcellos, os autores do vídeo usam imagens aleatórias alegando que elas mostram o pajé agredido. Há um homem ensanguentado, outro com pontos na cabeça e um terceiro com boa parte do rosto coberto por ataduras. Ainda há uma imagem da própria jornalista às margens de uma área de mata segurando a mão de uma mulher.

Algumas imagens são genéricas; outras são de situações totalmente diferentes do que narra o vídeo. O homem que aparece com o rosto enfaixado recebendo atendimento, por exemplo, não foi agredido por um dono de farmácia. Trata-se do indígena Irenaldo José da Silva, 36 anos, atacado por uma onça pintada na terra indígena Baía dos Guatós, no município de Barão de Melgaço, no Mato Grosso. O caso ocorreu em outubro de 2020.

Já a imagem de Renata Vasconcellos ao lado de uma mulher foi feita no bairro Nova Cidade, em Manaus (AM), no dia 25 de abril de 2025. A mulher ao lado da jornalista é Aurineth Alves e ela foi uma das pessoas que recebeu a âncora em casa para apresentação ao vivo do JN nos 60 anos da TV Globo.

Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se