O que estão compartilhando: que o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes teria tentado esconder R$ 300 milhões na China. O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, teria encontrado o dinheiro e divulgado o valor.
O Estadão Verifica investigou e concluiu que: é falso. Não há qualquer registro em redes sociais, sites oficiais, discursos públicos ou documentos do governo norte-americano que indiquem que Trump tenha feito uma declaração como essa ou que essa quantia exista. A última manifestação pública dos Estados Unidos que cita Moraes é de 22 de novembro e foi publicada pelo vice-secretário do Departamento de Estado, Christopher Landau, na data em que o ministro determinou a prisão preventiva do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).
Em nota, o STF afirmou que as afirmações da postagem não procedem.
Saiba mais: Com mais de 73 mil curtidas e 5 mil comentários, a publicação no Instagram afirma que Moraes teria tentado esconder uma quantia multimilionária na China. A autora do vídeo não cita as fontes da afirmação, nem esclarece detalhes sobre a suposta operação.
Nos canais oficiais da Casa Branca, da Embaixada dos EUA no Brasil, do Escritório de Controle de Ativos Estrangeiros (OFAC) e do Departamento de Estado não consta nenhuma menção a uma denúncia contra Moraes.
Trump não mencionou o ministro do STF recentemente. Na data em que Moraes declarou a prisão preventiva de Bolsonaro, o presidente americano disse que não sabia nada sobre o assunto e que disse que era "uma pena".
Dias antes, Trump havia anunciado o fim da tarifa adicional de 40% sobre produtos brasileiros, como café, carne bovina e frutas. O anúncio cita uma conversa que o americano teve por telefone com o presidente brasileiro, Luiz Inácio Lula da Silva.