É falso que foto mostra Guilherme Boulos ao lado de integrantes do Hamas

11 out 2023 - 17h52

Não são membros do Hamas os dois homens que aparecem em foto com o deputado Guilherme Boulos (PSOL-SP) segurando um cartaz com os dizeres "PSOL com a Palestina". A imagem, registrada durante uma visita de Boulos à Cisjordânia em 2018, mostra os brasileiros Juliano Medeiros e Fred Henriques, também membros do PSOL.

Publicações com o conteúdo enganoso acumulavam centenas de compartilhamentos no Facebook e centenas de curtidas no Instagram até a tarde desta quarta-feira (11).

Publicidade

Alguém sabe quem é esse garotão que está à esquerda, junto com seus amigos do Hamas?
Foto em que Boulos segura cartaz com dizeres ‘PSOL with Palestine’ é acompanhada de legenda que sugere que outros dois homens que aparecem na imagem seriam integrantes do Hamas
Foto em que Boulos segura cartaz com dizeres ‘PSOL with Palestine’ é acompanhada de legenda que sugere que outros dois homens que aparecem na imagem seriam integrantes do Hamas
Foto: Aos Fatos

Publicações nas redes mentem ao afirmar que o deputado federal Guilherme Boulos aparece em foto ao lado de dois integrantes do Hamas. A imagem que vem sendo compartilhada foi registrada em 2018, quando o então candidato à presidência da República pelo PSOL viajou para a Cisjordânia (veja abaixo). Ao seu lado, estavam Juliano Medeiros, presidente do partido, e Fred Henriques, correligionário da sigla.

Comparação mostra que os dois homens que estão ao lado de Boulos na foto são, na verdade, membros do PSOL
Foto: Aos Fatos

'PSOL com Palestina.' Na foto, registrada na Cisjordânia, Boulos estava ao lado de Medeiros (1) e Henriques (2) (Pedro Charbel/PSOL/Juntos)

A alegação enganosa foi rechaçada por Boulos no X (ex-Twitter): "Minha defesa dos direitos do povo palestino é pública. Cheguei inclusive a realizar uma visita à Cisjordânia em 2018, da qual os bolsonaristas estão utilizando imagens para propagar Fake News. Agora, condeno sem meias palavras ataques violentos a civis, como os que mataram nas últimas horas 250 israelenses e 232 palestinos", afirmou ele no post.

Desde o final de semana, quando Hamas e Israel iniciaram um conflito armado, publicações nas redes têm usado desinformação para tentar associar a esquerda brasileira ao grupo extremista. Aos Fatos desmentiu, por exemplo, que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) teria tirado uma foto ao lado do líder do Hamas e que militantes LGBTQIA+ teriam sido sequestrados durante um evento pró-Hamas.

A Agência Lupa também desmentiu a peça de desinformação.

Referências:

1. Folha de S.Paulo

2. X (@GuilhermeBoulos)

3. Aos Fatos (1 e 2)

Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações