Carros da Porsche sofrem pane geral na Rússia; entenda

9 dez 2025 - 20h30

A Porsche registrou falha em centenas de veículos que deixaram de funcionar em várias regiões da Rússia, após uma falha no sistema antifurto por satélite. Segundo o jornal The Independent, motoristas relataram bloqueio do motor, travamento automático e perda de acesso aos carros, além da falta de suporte da fabricante desde 2022.

Modelos da Porsche apresentam falhas na Rússia
Modelos da Porsche apresentam falhas na Rússia
Foto: Atlantide Phototravel/GettyImages / Perfil Brasil

O defeito dos veículos está associado ao Sistema de Rastreamento Veicular (VTS), que imobiliza o carro ao perder a conexão. No fim de novembro, concessionárias locais registraram um aumento nas queixas e passaram a adotar a reinicialização manual como solução provisória.

Publicidade

Usuários têm aproveitado sites russos para publicar relatos que mostram os problemas com os modelos. As denúncias variam entre motores que não ligam, desligamento súbito e travamento total das portas. Os veículos afetados foram produzidos a partir de 2013, quando a marca instalou o sistema VTS em sua produção como dispositivo antifurto automatizado. 

Após a invasão da Ucrânia, a Porsche encerrou operações comerciais no país, de forma que proprietários não contam mais com assistência direta da montadora. Essa decisão ampliou a demanda por reparos emergenciais nas redes independentes e nas concessionárias que seguem em atividade na Rússia. Até o momento, não há indícios de que a pane tenha ocorrido em outros países.

Como funciona o sistema VTS da Porsche?

O Sistema de Rastreamento Veicular (VTS) é ativado sempre que a perda de conectividade via satélite é identificada, já que o sistema interpreta o evento como tentativa de roubo. Nesses casos, o motor é imobilizado pelo dispositivo até o sinal ser restabelecido ou que o módulo seja reiniciado manualmente.

No site da Porsche, o VTS é descrito como um mecanismo "discreto e integrado", criado com o objetivo de operar sem a necessidade de ativação pelo proprietário. 

Publicidade

A empresa ainda não se manifestou publicamente sobre o assunto ou indicou uma solução técnica definitiva. Enquanto isso, as concessionárias russas utilizam procedimentos temporários de desbloqueio para orientar os motoristas e realizam o mapeamento do número de veículos afetados pela falha.

Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se