vc repórter: RJ lidera incidência de tuberculose no Brasil

24 mar 2009 - 10h52

O Estado do Rio de Janeiro lidera a incidência de tuberculose no País, segundo dados do Ministério da Saúde. São 73,27 casos por 100 mil habitantes, índice que coloca o Rio de Janeiro à frente do Amazonas (67,60 por 100 mil), de Pernambuco (47,79), do Pará (45,69) e do Ceará (42,12). Nesta terça-feira, se lembra o Dia Internacional de Combate à Tuberculose.

No Brasil, foram registrados 72 mil novos casos de tuberculose em 2007, com uma média nacional de 38,2 por 100 mil habitantes. Nesse período, 4,5 mil pessoas morreram em decorrência da doença. Do total de casos, 70% estão concentrados em 315 dos 5.565 municípios.

Publicidade

A incidência entre os homens (cerca de 50 por 100 mil) é o dobro do que entre as mulheres. O maior número de casos se concentra na faixa etária de 20 a 39 anos. Já as populações mais vulneráveis são as indígenas (incidência quatro vezes maior do que a média nacional); portadores de HIV (30 vezes maior); presidiários (40 vezes maior); e moradores de rua (60 vezes maior). No entanto, há ocorrências em todos os segmentos da sociedade, independente da renda ou da escolaridade.

A partir do segundo semestre, o Sistema Único de Saúde (SUS) contará com novo medicamento para tratar a tuberculose. O novo esquema terapêutico, recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS), aumentará o número de drogas de três para quatro e reduzirá a quantidade de comprimidos diários de seis para dois. O custo para a saúde pública também vai se reduzir.

Hoje, o tratamento de cada paciente, considerando o valor total da medicação tomada nos seis meses, custa 40 dólares. O novo tratamento fará com que o custo caia para menos de 30 dólares por paciente durante todo o tratamento.

A internauta Shirley de Freitas Stringari, de Blumenau (SC), participou do vc repórter, canal de jornalismo participativo do Terra. Se você também quiser mandar fotos, textos ou vídeos, clique aqui.

Publicidade
TAGS
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se