Quem é a 'Negona do Bolsonaro', citada pela PF em indiciamento do ex-presidente

Citada em relatório da PF, Vanessa Silva é ex-candidata a vereadora do Rio de Janeiro e teve o nome de urna com o apelido barrado pela Justiça Eleitoral

21 ago 2025 - 16h47

Ao indiciar o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP) nesta quarta-feira, 20, a Polícia Federal identificou que o ex-presidente descumpriu as medidas cautelares a que estava submetido desde o dia 18 de julho. Eles foram indiciados pelos crimes de coação no curso do processo e abolição do Estado Democrático de Direito ao tentar interferir no julgamento da ação penal do golpe, em tramitação no Supremo Tribunal Federal (STF).

'Negona do Bolsonaro' é apoiadora do ex-presidente e ex-candidata a vereadora do Rio de Janeiro pelo PL
'Negona do Bolsonaro' é apoiadora do ex-presidente e ex-candidata a vereadora do Rio de Janeiro pelo PL
Foto: @negonadobolsonarooficial via Instagram / Estadão

Bolsonaro estava proibido de usar redes sociais, inclusive por intermédio de terceiros. Mesmo assim, no domingo, 3 de agosto, pediu a dois contatos que publicassem um vídeo em que aparecia saudando manifestantes na orla de Copacabana. O ex-presidente encaminhou o vídeo ao deputado federal Capitão Alden (PL-BA) e a um contato nomeado "Negona do Bolsonaro".

O vídeo encaminhado por Bolsonaro para Vanessa no domingo, 3 de agosto, é o mesmo publicado pelo senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) naquele dia. Horas depois, o filho "01? de Bolsonaro apagou o vídeo de seus perfis. Ao decretar a prisão domiciliar de Bolsonaro na segunda-feira, 4, Moraes citou o vídeo como prova do descumprimento reiterado das medidas cautelares a que o ex-presidente estava submetido.

Publicidade
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se