URGENTE
Saiba como doar qualquer valor para o PIX oficial do Rio Grande do Sul

Quase 80 municípios de São Paulo adotam programa que põe fim a 2 milhões de execuções fiscais

10 mai 2024 - 15h22

Quase 80 municípios de São Paulo vão aderir a um programa do Conselho Nacional de Justiça que deve levar à extinção de cerca de 2 milhões de processos de cobrança de tributos no Estado. A lista de 78 cidades paulistas que vão entrar, oficialmente, no "Execução Fiscal Eficiente" na sexta, 10, incluem não só a capital paulista e cidades da Grande São Paulo, mas também algumas das maiores cidades do interior e do litoral, como Campinas, Bauru, Caraguatatuba, Guarulhos, Caraguatatuba, São José dos Campos e Jundiaí (veja lista abaixo).

O acordo de cooperação técnica que os representantes dessas cidades vão assinar será subscrito também pelo Tribunal de Justiça do Estado, Procuradoria-Geral do Estado e Tribunal de Contas. A adesão será anunciada no Salão dos Passos Perdidos, sede do Tribunal de Justiça paulista, pelo ministro Luís Roberto Barroso, presidente do CNJ.

Publicidade

No início de abril, Barroso firmou portaria com a Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional para agilizar a extinção de processos que já poderiam ter sido arquivados, sobre tributos federais - Imposto de Renda, IPI, PIS/Cofins e multas federais. À época, o Conselho estimou que o plano poderia impactar ao menos 135 mil processos no Judiciário de São Paulo.

O acordo celebrado no TJ avança e possibilita a extinção de processos de execução de dívidas tanto de impostos da esfera estadual - considerando a participação da Procuradoria Geral do Estado - e também tributos municipais - em razão da adesão das prefeituras. Serão alcançados, por exemplo, processos relativos a cobranças de IPTU, IPVA, ICMS, ISS e multas.

Segundo o Tribunal de Justiça de São Paulo, as execuções fiscais "consomem a maior parte da máquina da Justiça".

"Em São Paulo, dos 20,4 milhões de processos em andamento, 61% são execuções fiscais (12,8 milhões), mas a maior parte dessas ações cobra dívidas com valores inferiores ao próprio custo do processo de execução (R$ 10 mil, de acordo com estudo da Fipe) ou os devedores não têm bens penhoráveis", indicou a Corte.

Publicidade

O TJ explicou que o acordo versa sobre a possibilidade de extinção de ações e também trata das condições para o ajuizamento de novos processos judiciais para cobrança.

Será considerada a eventual extinção da execução fiscal, no caso de ações com dívida inferior a R$ 10 mil, em duas situações: quando o procedimento não teve movimentação no último ano e não houve citação do devedor; e quando o procedimento não teve movimentação no último ano e não há bens penhoráveis.

Para que sejam impetradas novas execuções fiscais será necessário que o órgão responsável pela cobrança tenha tentado outras vias de cobrança administrativas, como o protesto.

Além disso, deverão ser usadas outras ferramentas, como a comunicação aos serviços de proteção ao crédito, a anotação em órgãos de registro de bens e imóveis e a tentativa de conciliação ou solução administrativa.

Publicidade

Os municípios são:

- Altinópolis

- Alvinlândia

- Angatuba

- Araras

- Barra do Turvo

- Barretos

- Batatais

Publicidade

- Bauru

- Bofete

- Bom Sucesso de Itacaré

- Botucatu

- Cabreúva

- Cachoeira Paulista

- Caieiras

- Campinas

Publicidade

- Cananéia

- Capela do Alto

- Caragatatuba

- Catiguá

- Cesário Lange

- Cosmópolis

- Cravinhos

- Cunha

Publicidade

- Embu-guaçu

- Estrela do Norte

- Ferraz de Vasconcelos

- Guararapes

- Guareí

- Guarulhos

- Guzolândia

- Iacanga

Publicidade

- NGA

- Iguape

- Indiana

- Itapecerica da Serra

- Itapevi

- Itaquaquecetuba

- Itu

- Jacupiranga

Publicidade

- Jundiaí

- Juquia

- Lorena

- Manduri

- Martinópolis

- Micaratu

- Mongaguá

- Murutinga do Sul

Publicidade

- Naradiba

- Novais

- Ourinhos

- Pardinho

- Pederneiras

- Piquete

- Pirapozinho

- Porangaba

Publicidade

- Porto Feliz

- Presidente Epitácio

- Promissão

- Quadra

- Restinga

- Rinópolis

- Sandovalina

- Santo André

Publicidade

- Santo Antônio da Alegria

- São José dos Campos

- São Lourenço da Serra

- São Paulo

- São Sebastião

- Sarutaiá

- Sebastianópolis do Sul

- Serrana

Publicidade

- Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André - Semasa

- Suzano

- Tabapuã

- Taboão da Serra

- Tarabai

- Tatuí

- Torre de Pedra

- Urânia

Publicidade

- Valinhos

Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se