A vereadora Natasha Ferreira (PT) voltou a pressionar a Câmara de Porto Alegre para que seja votado um projeto de lei de sua autoria que prevê a oferta gratuita de água potável em áreas públicas de grande circulação. A cobrança foi feita pelas redes sociais, em meio à previsão de uma nova onda de calor na Capital.
A proposta determina a instalação de fontes e bebedouros em pontos de fácil acesso e em quantidade compatível com o fluxo de pessoas. O texto também atribui a adotantes de praças e parques, além de concessionários de espaços públicos, a responsabilidade de manter o fornecimento gratuito de água potável.
O projeto inclui ainda a exigência de bebedouros públicos para animais em áreas de lazer com exploração comercial. Empresas e moradores também poderiam instalar, de forma voluntária, recipientes de água e comida para animais abandonados nos bairros.
Protocolada em fevereiro de 2025, a matéria ainda não foi analisada em plenário. Ao retomar o tema, a parlamentar argumenta que no verão, o básico tem que estar garantido: água, sombra, atendimento e cuidado com quem mais sofre com temperaturas extremas.
A MetSul divulgou uma previsão de calor extremo para este mês no RS. Estou cobrando um planejamento da prefeitura de POA sobre isso desde o ano passado. Até agora, nada.
Vale lembrar: tenho um projeto para garantir fontes de água potável nos parques de POA. Outras boas Ideias… pic.twitter.com/8NHZZEsHSu
— Natasha Ferreira (@eunatashapoa) February 1, 2026