Fotos recentes de Vladimir Putin alimentaram especulações sobre sua saúde devido ao aspecto inchado de suas mãos, enquanto o Kremlin nega os rumores e atribui as mudanças ao envelhecimento natural.
Aos 73 anos, a condição de saúde do lider russo, Vladimir Putin, segue sendo alvo de especulações. Recentemente, o debate reacendeu quando fotos de suas mãos começaram a circular na imprensa e nas redes sociais.
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
As imagens, publicadas inicialmente pelo tabloide britânico The Sun, mostram as veias das mãos de Putin bastante salientes enquanto ele fecha o punho durante uma conversa com Yekaterina Leshchinskaya, líder do grupo pró-Kremlin “Pátria Saudável”.
As fotos chamaram atenção e repercutiram nas redes sociais e na imprensa internacional, incluindo o portal ucraniano TSN.ua (TCH), que destacou o aspecto visivelmente inchado das mãos do presidente.
O Kremlin, no entanto, nega todos os rumores e reafirma que Putin está saudável. Especialistas também afirmam que as mudanças podem estar relacionadas apenas ao envelhecimento natural.
Envelhecimento acompanha trajetória de Putin no poder
Putin está no comando da Rússia desde 1999, alternando entre os cargos de presidente e primeiro-ministro. Ele ocupou a Presidência por dois mandatos entre 2000 e 2008. Depois, tornou-se primeiro-ministro entre 2008 e 2012, retornando à Presidência em 2012, onde permanece até hoje.
No total, Putin soma cerca de 21 anos como presidente e 25 anos contínuos no poder, sendo o líder que mais tempo permaneceu no comando da Rússia desde Josef Stalin.