O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse que haverá reciprocidade diante das tarifas impostas pelo presidente americano Donald Trump para o alumínio e o aço brasileiro.
"Eu ouvi dizer que vai taxar o aço brasileiro. Se taxar o aço brasileiro, nós vamos reagir comercialmente, ou vamos denunciar na Organização do Comércio (OMC) ou vamos taxar os produtos que a gente importa deles", afirmou Lula. A declaração foi dada durante entrevista nesta sexta-feira, 14, a rádio do Pará.
O presidente afirmou que os Estados Unidos vêm se comportando como o "xerife do mundo" e afirmou que isso o preocupa. "Nós queremos paz, não queremos guerra. Queremos paz e tranquilidade. Agora, se tiver alguma atitude com o Brasil, haverá reciprocidade. Não tem dúvida", prosseguiu.
"Eu ainda não conversei com ele, ele ainda não conversou comigo", afirmou. "Eu espero que os Estados Unidos reconheçam o Brasil como um país muito importante", completou.
O presidente salientou a importância da relação bilateral diplomática de mais de 200 anos entre os dois países. "Se o Donald Trump cuidar dos Estados Unidos, e eu cuidar do Brasil, se ele melhorar a vida do povo americano e eu melhorar a vida do Brasil, tudo estará maravilhosamente bem", disse.