Lula diz que comportamento de Trump vai dificultar compromisso de países ricos com a crise climática

Petista disse que vai ser mais difícil que países ricos financiem ações de proteção ao meio ambiente

12 fev 2025 - 10h28
(atualizado às 10h55)
Lula, presidente da República
Lula, presidente da República
Foto: Wilton Junior/Estadão / Estadão

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disse nesta quarta-feira, 12, que o comportamento do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, pode dificultar o compromisso de outros países ricos com o enfrentamento à crise climática. De acordo com o petista, vai ser mais difícil que países ricos financiem ações de proteção ao meio ambiente.

Segundo Lula, atualmente, os cálculos apontam que seria preciso transferir US$ 1,3 bilhão, o equivalente a R$ 7,4 bilhões, dos países ricos para os países pobres para garantir essas ações de preservação.

Publicidade

"Pelo comportamento do presidente americano, eu acho que vai ficar cada vez mais difícil os países ricos quererem se comprometer a ajudar a salvação do planeta", afirmou Lula em entrevista a uma rádio de Macapá (AP).

Assim que tomou posse em 20 de janeiro, Trump retirou os EUA do Acordo de Paris, tratado internacional para reduzir a emissão de gases poluentes e minimizar os impactos das mudanças climáticas.

O republicano também revogou o Plano Internacional de Financiamento Climático dos EUA e qualquer compromisso financeiro assumido pelo país na Convenção Quadro das Nações Unidas sobre Clima.

Fonte: Redação Terra
Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações