Resumo
Ministro Cristiano Zanin acatou pedido de Alexandre de Moraes para incluir sessões extras no julgamento de Jair Bolsonaro e outros sete réus por tentativa de golpe de Estado em 2022, marcadas para 11 de setembro.
Ministro Alexandre de Moraes durante segundo dia de julgamento.
Foto: TON MOLINA/FOTOARENA/ESTADÃO CONTEÚDO
O ministro Cristiano Zanin, do Supremo Tribunal Federal (STF), acatou, nesta sexta-feira, 5, o pedido de Alexandre de Moraes para adicionar uma sessão extra ao julgamento que investiga a tentativa de golpe de Estado em 2022, que inclui Jair Bolsonaro (PL) e outros sete réus.
Moraes encaminhou um pedido ao presidente da Primeira Turma da Suprema Corte solicitando o agendamento de sessões extras na próxima quinta-feira, 11, que devem ocorrer na parte da manhã e na parte da tarde.
"Solicito ao Excelentíssimo Presidente da PrimeiraTurma, Ministro Cristiano Zanin, o agendamento de novas sessões complementares para a realização do julgamento, a serem realizadas na quinta-feira, dia 11/9/2025", pediu.
Moraes pede sessões extras para julgar Bolsonaro e demais réus da trama golpista
Video Player
O julgamento foi iniciado na última terça-feira, 2, e teve continuidade na quarta-feira, 3. As próximas sessões estão previstas para a próxima terça-feira, 9, pela manhã e pela tarde; na quarta-feira, 10, pela manhã; quinta-feira, 11, pela manhã e pela tarde; e sexta-feira, 12, pela manhã e pela tarde.
Além do ex-presidente, também são investigados o deputado federal Alexandre Ramagem, o ex-chefe da Marinha Almir Garnier, o ex-ministro Anderson Torres, o general Augusto Heleno, o tenente-coronel Mauro Cid, o ex-comandante do Exército Paulo Sérgio Nogueira de Oliveira e o militar da reserva Walter Braga Netto.
1 de 28
Antes de fazer sua defesa, o advogado Celso Villardi leu trechos da delação premiada de Mauro Cid
Foto: WILTON JUNIOR/ESTADÃO CONTEÚDO
2 de 28
Celso Villardi, advogado de Jair Bolsonaro (PL), foi o segundo a se manifestar no julgamento nesta quarta-feira, 3
Foto: Rosinei Coutinho/STF
3 de 28
O advogado Matheus Milanez, que representa o ex-ministro do Gabinete de Segurança Institucional, general Augusto Heleno, foi o primeiro a se manifestar no julgamento da trama golpista nesta quarta-feira, 3
Foto: Gustavo Moreno/STF
4 de 28
A segurança foi reforçada nos arredores do STF
Foto: Rosinei Coutinho/STF
5 de 28
Alexandre de Moraes inicia julgamento de Bolsonaro
Foto: Antonio Augusto/STF
6 de 28
A segurança foi reforçada nos arredores do STF
Foto: Rosinei Coutinho/STF
7 de 28
Alexandre de Moraes fala durante o julgamento
Foto: Antonio Augusto/STF
8 de 28
Dino marca presença no julgamento de Bolsonaro
Foto: Antonio Augusto/STF
9 de 28
Alexandre de Moraes no julgamento de Bolsonaro
Foto: Antonio Augusto/STF
10 de 28
Alexandre de Moraes chega ao julgamento de Bolsonaro
Foto: Antonio Augusto/STF
11 de 28
Visão ampla do ambiente onde é julgado o caso de Bolsonaro
Foto: Antonio Augusto/STF
12 de 28
Visão ampla do ambiente onde é julgado o caso de Bolsonaro
Foto: Antonio Augusto/STF
13 de 28
Julgamento de Bolsonaro
Foto: Agência Estado
14 de 28
Jornalistas aguardam do lado de fora para cobrir o caso
Foto: Reportagem do Terra
15 de 28
Operação policial no julgamento de Bolsonaro
Foto: Agência Estado
16 de 28
Jornalistas aguardam do lado de fora para cobrir o caso
Foto: Reportagem do Terra
17 de 28
O procurador-geral da República, Paulo Gonet, durante a primeira sessão de julgamento da ação penal contra o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e outros sete réus pela tentativa de golpe de Estado que culminou nos atos golpistas em 8 de janeiro de 2023, no Supremo Tribunal Federal (STF), em Brasília, nesta terça- feira, 2
Foto: Fátima Meira/Enquadrar/Estadão Conteúdo
18 de 28
O ministro Cristiano Zanin, do Supremo Tribunal Federal (STF), durante a primeira sessão de julgamento da ação penal contra o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e outros sete réus pela tentativa de golpe de Estado que culminou nos atos golpistas em 8 de janeiro de 2023
Foto: Fátima Meira/Enquadrar/Estadão Conteúdo
19 de 28
O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal Federal (STF), durante a primeira sessão de julgamento da ação penal contra o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e outros sete réus pela tentativa de golpe de Estado que culminou nos atos golpistas em 8 de janeiro de 2023, no STF, em Brasília, nesta terça-feira, 2
Foto: Fátima Meira/Enquadrar/Estadão Conteúdo
20 de 28
O ministro Luiz Fux, do Supremo Tribunal Federal (STF), durante a primeira sessão de julgamento da ação penal contra o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e outros sete réus pela tentativa de golpe de Estado que culminou nos atos golpistas em 8 de janeiro de 2023, no STF, em Brasília, nesta terça-feira, 2.
Foto: Fátima Meira/Enquadrar/Estadão Conteúdo
21 de 28
A ministra Cármen Lúcia, do Supremo Tribunal Federal (STF), durante a primeira sessão de julgamento da ação penal contra o ex-presidente Jair Bolsonaro
Foto: Fátima Meira/Enquadrar/Estadão Conteúdo
22 de 28
O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), durante a primeira sessão de julgamento da ação penal contra o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e outros sete réus pela tentativa de golpe de Estado.
Foto: Fátima Meira/Enquadrar/Estadão Conteúdo
23 de 28
O ex-ministro da Defesa, general da reserva Paulo Sérgio Nogueira, um dos réus do chamado núcleo crucial da tentativa de golpe de Estado que culminou nos atos golpistas em 8 de janeiro de 2023, durante a primeira sessão de julgamento da ação penal contra ele, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e outros seis réus do núcleo, no Supremo Tribunal Federal (STF) , em Brasília, nesta terça-feira, 2.
Foto: Fátima Meira/Enquadrar/Estadão Conteúdo
24 de 28
O advogado do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), Celso Vilardi, durante a primeira sessão de julgamento da ação penal contra Bolsonaro e outros sete réus pela tentativa de golpe de Estado
Foto: Fátima Meira/Enquadrar/Estadão Conteúdo
25 de 28
Cezar Roberto Bittencourt, advogado de defesa do tenente-coronel Mauro Cid, ex-ajudante de ordens do ex-presidente Jair Bolsonaro
Foto: Fátima Meira/Enquadrar/Estadão Conteúdo
26 de 28
José Luiz de Oliveira Lima, o Juca, advogado de defesa do general da reserva Walter Braga Netto
Foto: Fátima Meira/Enquadrar/Estadão Conteúdo
27 de 28
Matheus Milanez, advogado do general Augusto Heleno, ex-chefe do Gabinete de Segurança no governo Jair Bolsonaro
Foto: Fátima Meira/Enquadrar/Estadão Conteúdo
28 de 28
Eumar Novacki, advogado de defesa do ex-ministro da Justiça e Segurança, Anderson Torres, durante a primeira sessão de julgamento da ação penal contra Bolsonaro e outros sete réus pela tentativa de golpe de Estado que culminou nos atos golpistas em 8 de janeiro de 2023, no Supremo Tribunal Federal (STF), em Brasília, nesta terça-feira, 02 de setembro de 2025.
Foto: Fátima Meira/Enquadrar/Estadão Conteúdo
Relembre a primeira semana de julgamento
As sessões para o julgamento da Ação Penal 2.668 começaram no dia 2 de setembro. Na ocasião, Zanin abriu os trabalhos e Alexandre de Moraes leu o relatório do caso, resumindo as etapas investigativas e processuais, enquanto Paulo Gonet, procurador-geral da República, reforçou a denúncia apresentada.
Publicidade
Na sequência, tiveram início as falas da defesa. Ainda no primeiro dia se apresentaram as defesas de Mauro Cid, Alexandre Ramagem, Almir Garnier e Anderson Torres.
Depois, nesta quarta-feira, falaram os advogados restantes em representação de Augusto Heleno, Jair Bolsonaro, Paulo Sérgio Nogueira e Walter Braga Netto.
Eles são investigados por tentativa de golpe de Estado, organização criminosa, dano ao patrimônio público e outros crimes -- sendo Bolsonaro apontado como o líder e principal beneficiário da trama golpista. Esta é a primeira vez que um ex-presidente da República é julgado por tentativa de ataque à democracia.
É possível acompanhar a transmissão pelos canais oficiais do STF -- TV Justiça, Rádio Justiça, aplicativo Justiça+ e o canal do Supremo no YouTube. O portal Terra também transmite as sessões, assim como publica detalhes do julgamento e de seus bastidores.