Eduardo Bolsonaro já atingiu número de faltas para ter mandato de deputado cassado, diz Hugo Motta

Parlamentar terá, a partir desta terça, o prazo de cinco sessões para apresentar defesa à Mesa Diretora da Câmara

9 dez 2025 - 14h08
(atualizado às 14h30)
Resumo
Eduardo Bolsonaro atingiu o número de faltas na Câmara dos Deputados para ter o mandato cassado, sendo notificado para apresentar defesa em cinco sessões enquanto reside nos Estados Unidos desde março.
Eduardo Bolsonaro já atingiu número de faltas para ter mandato de deputado cassado, diz Hugo Motta
Video Player

O presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), afirmou, nesta terça-feira, 9, que o deputado Eduardo Bolsonaro (PL-SP) já atingiu o número de faltas máximas na Casa Legislativa e deverá ter o mandato cassado. O filho do ex-presidente Jair Bolsonaro está morando nos Estados Unidos desde março deste ano.

Eduardo Bolsonaro (PL-SP) deu entrevista de sua casa nos Estados Unidos
Eduardo Bolsonaro (PL-SP) deu entrevista de sua casa nos Estados Unidos
Foto: Reprodução/Record News

"O deputado Eduardo Bolsonaro, como todos sabem, está no exterior, por decisão dele. Ele foi para os Estados Unidos, não tem frequentado as sessões da Casa. É impossível o exercício do mandato parlamentar fora do território nacional", iniciou Motta, em coletiva à imprensa, na Câmara. 

Publicidade

Segundo Motta, a partir de uma publicação feita nesta terça, Eduardo Bolsonaro terá o prazo de cinco sessões para apresentar sua defesa à Mesa Diretora. "E a mesa deverá apresentar o resultado pela cassação de seu mandato. É regimental. Nós queremos concluir esse processo até semana que vem", disse o presidente. 

Havia um pedido de cassação de mandato contra o deputado Eduardo Bolsonaro sendo analisado pelo Conselho de Ética da Câmara, mas que foi arquivado em outubro, por 11 votos a favor e 7 contra. A denúncia considerava que o deputado estaria atuando contra as instituições e autoridades brasileiras a partir dos EUA. 

Da mesma forma, o parlamentar se tornou réu em um processo no Supremo Tribunal Federal (STF) pelo crime de coação, por buscar interferência nas ações que estavam em andamento contra seu pai. 

Eduardo Bolsonaro reage à pré-candidatura de Flávio para Presidência em 2026: 'Guerra dura'
Video Player
Fonte: Portal Terra
Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações