Eduardo Bolsonaro utilizou a expressão hebraica "todah rabah", que significa "muito obrigado", ao agradecer ao pesquisador israelense Eli David por seu apoio, gerando curiosidade e brincadeiras entre seus seguidores.
O deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL) chamou atenção na tarde de quinta-feira, 4, ao compartilhar uma postagem em suas redes sociais. Na publicação, ele aparece ao lado do pesquisador Eli David e demonstra gratidão por poder conhecê-lo. Ao fim da mensagem, usa uma expressão pouco comum no português.
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
“Muita honra em conhecer hoje pessoalmente o Dr. Eli David, um homem de valores, com a bússola moral correta. ‘Todah raba’ pelo seu apoio”, escreveu Eduardo Bolsonaro em seu perfil no X, antigo Twitter.
Os seguidores brasileiros do deputado, por sua vez, demonstraram pouca familiaridade com a expressão e começaram a fazer piadas: “Que papo é esse de toda a raba?”, comentou um usuário identificado como Zara Tustra. “Respeita o cara, não fala da raba dele!”, brincou outro, de nome Sandro Serpa. “Como é que é? A raba pelo apoio do cara? Hummmmmmmm”, ironizou mais um, identificado como Rosbon Luiz.
O que significa
A expressão todah rabah, originalmente escrita תּוֹדָה רַבָּה, significa “muito obrigado” em hebraico. Já o motivo pelo qual Eduardo Bolsonaro a utilizou na postagem possivelmente se explica pelo fato de estar ao lado de Eli David. O pesquisador e empresário é referência no mercado de inteligência artificial e atualmente é proprietário de uma das principais empresas de cibersegurança de Israel.
Quem é Eli David
De acordo com seu site oficial, em 2025, o Estado de Israel o elegeu como um dos 'acendedores da tocha' nacional na cerimônia do 77º Dia da Independência, em reconhecimento às suas contribuições para o país.
Entre os feitos de Eli David estão mais de 100 patentes de IA e artigos publicados em importantes revistas científicas. Além de empresário e pesquisador, ele ministra cursos sobre computação há quinze anos e supervisiona pesquisas de alunos de pós-graduação em tecnologia da informação. Também é dono de diversas empresas ligadas à cibersegurança e atua como consultor de IA para companhias da Fortune 500 e grandes empresas de capital de risco.