CPI do INSS: Relator pede indiciamento de Lulinha, Vorcaro e mais 214 por fraude em aposentadorias

Conforme relatório, Lulinha teria cometido os crimes de tráfico de influência, lavagem ou ocultação de bens, direitos e valores, organização criminosa e participação em corrupção passiva; lista também tem senador e deputados

27 mar 2026 - 12h04
(atualizado às 13h26)

BRASÍLIA - O relator da CPI do INSS, deputado Alfredo Gaspar (PL-AL), pediu o indiciamento de Fábio Luís Lula da Silva, o Lulinha, do banqueiro Daniel Vorcaro, do Master, do senador Weverton Rocha (PDT-MA), do deputado Euclydes Pettersen (Republicanos-MG) e da deputada Gorete Pereira (MDB-CE) e de mais 211 pessoas em seu parecer final (veja a lista com todos os nomes mais abaixo).

Publicidade

Para Gaspar, o indiciamento do filho do presidente Luiz Inácio Lula da Silva "fundamenta-se nos elementos probatórios colhidos ao longo dos trabalhos desta CPMI, bem como nas informações constantes da decisão proferida pelo ministro André Mendonça, do Supremo Tribunal Federal".

O relatório final da CPI é lido nesta sexta-feira, 27, após o Supremo Tribunal Federal (STF) barrar a prorrogação dos trabalhos do colegiado. A votação deve ocorrer ainda nesta sexta. O prazo de encerramento da comissão é neste sábado, 28.

Gaspar indicou que Lulinha teria cometido os crimes de tráfico de influência, lavagem ou ocultação de bens, direitos e valores, organização criminosa e participação em corrupção passiva. "À luz de todo o exposto, e considerando a gravidade dos elementos reunidos ao longo das investigações conduzidas por esta CPMI, pela Polícia Federal e pelos órgãos de controle, conclui-se pelo indiciamento de Fábio Luís Lula da Silva pelos crimes acima", afirmou o relator.

"Os indícios reunidos apontam que Fábio Luís não foi um mero conhecido de Antônio Camilo, mas alguém que, valendo-se de seu prestígio familiar e de sua capacidade de trânsito em instâncias governamentais, teria atuado como facilitador de acesso e possível sócio oculto do lobista em empreendimentos cuja viabilidade dependia de decisões administrativas no âmbito do Ministério da Saúde e da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Como contrapartida, teria recebido vultosos repasses financeiros intermediados por Roberta Luchsinger", acrescentou.

Publicidade

Lulinha já afirmou anteriormente não ter envolvimento no esquema de fraudes no INSS.

Em relação ao senador Weverton Rocha, o relatório aponta que o parlamentar teve "atuação estratégica como liderança política e suporte institucional da organização criminosa".

Segundo Gaspar, Weverton atuou como o articulador que garantia a fluidez dos interesses do grupo dentro da administração pública, permitindo a manutenção e expansão do sistema de descontos indevidos em benefícios previdenciários. A ele foram imputados os crimes de advocacia administrativa, organização criminosa, lavagem de dinheiro e corrupção passiva.

Procurado, o senador disse que não há "qualquer elemento" que justifique a inclusão do nome dele no texto" e que o indiciamento é "arma de baixíssimo calibre para atingir adversários". "Há fragilidades gritantes na investigação: não há qualquer ato identificado que indique participação, facilitação ou integração em eventual estrutura criminosa, nem o menor indício de recebimento de valores supostamente desviados", afirmou.

O deputado Euclydes Pettersen teve o pedido de indiciamento sob a alegação de que ele foi figura essencial no esquema de fraudes da Confederação Nacional dos Agricultores Familiares e Empreendedores Rurais (Conafer) e um dos destinatários de propinas. Os crimes imputados a ele são de organização criminosa, lavagem de dinheiro, corrupção passiva e peculato.

Publicidade

Outra deputada, Gorete Pereira, foi incluída na lista. Gaspar aponta que ela foi "procuradora estratégica, articuladora política e integrante do núcleo de comando da organização criminosa responsável por fraudes previdenciárias no âmbito do INSS". A parlamentar teve o pedido de indiciamento pelos crimes de organização criminosa, falsidade ideológica, falsidade ideológica, fraude eletrônica e furto eletrônico.

Outros dois apontados em investigação da Polícia Federal como principais operadores do esquema de descontos ilegais de aposentadorias tiveram pedido de indiciamento no relatório final da comissão. Antônio Carlos Camilo Antunes, o Careca do INSS, pelos crimes de organização criminosa, lavagem de dinheiro, corrupção passiva, inserção de dados falsos em sistema de informática, fraude eletrônica e furto eletrônico.

O Careca do INSS é chamado pelo relator de "principal operador financeiro" do esquema fraudulento de descontos não autorizados em aposentadorias. "Antônio Camilo se consolidou como um dos cérebros da engrenagem criminosa, responsável por movimentar milhões de reais desviados por meio de descontos ilegais em benefícios previdenciários", afirmou.

Já o empresário Maurício Camisotti teve pedido de indiciamento pelos crimes de organização criminosa, lavagem de dinheiro, corrupção ativa, falsidade ideológica, inserção de dados falsos em sistema de informática, fraude eletrônica e furto eletrônico.

Publicidade

"O indiciamento de Maurício Camisotti fundamenta-se em sua posição de liderança estratégica e como beneficiário final de uma das maiores estruturas de arrecadação ilícita contra o INSS, operada por meio do Grupo Total Health (THG)", disse Gaspar.

Figuras próximas de Lulinha e do PT também figuram na lista. Roberta Luchsinger, amiga de Lulinha, é uma delas. "Roberta é apontada como peça essencial para a ocultação de patrimônio e circulação de recursos ilícitos, atuando em 'sociedade de fato' com o líder do esquema para capturar estruturas estatais", justificou Gaspar.

"Um dos aspectos mais graves que emerge da investigação é a possibilidade de que Roberta Luchsinger tenha explorado sua amizade com Fábio Luís (Lulinha) e tenha utilizado o prestígio do filho do Presidente da República para facilitar o acesso de Antônio Camilo a órgãos do Governo Federal, notadamente o Ministério da Saúde e a Anvisa", prosseguiu o relator.

Os crimes imputados a ela são de organização criminosa, lavagem de dinheiro, participação em corrupção passiva, falsidade ideológica e tráfico de influência.

Publicidade

Danielle Fonteles, que atuou na campanha de Dilma Rousseff à Presidência em 2010, também é uma entre os 216. A ex-marqueteira do PT está na lista dos pedidos de indiciamento pelos crimes de organização criminosa, lavagem de dinheiro e evasão de divisas.

Gaspar também decidiu pedir o indiciamento Aristides Veras, presidente do Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag), e irmão do deputado federal Carlos Veras (PT-PE), que é primeiro secretário da Câmara.

Aristides teria cometidos os crimes de organização criminosa, lavagem de dinheiro, fraude eletrônica, furto eletrônico e participação em inserção de dados falsos em sistema de informações.

Relatório poupa irmão de Lula

O relatório final não pediu o indiciamento do sindicalista José Ferreira da Silva, o Frei Chico, irmão do presidente Lula. Vice-presidente do Sindicato Nacional dos Aposentados, Pensionistas e Idosos da Força Sindical (Sindinapi-FS), ele foi citado como dirigente de uma das entidades mais beneficiadas com descontos associativos ilegais. Contudo, não foi apontada participação direta ou condutas ilícitas pessoais dele nos desvios.

Publicidade

Já o sindicalista Milton Baptista de Souza Filho, o Milton Cavalo, "liderança estratégica" do Sindinapi foi incluído na lista de pedidos de indiciamento. Sob a presidência dele, o sindicato arrecadou R$ 599 milhões em descontos associativos. Segundo o relatório, "o investigado viabilizou o escoamento de recursos do sindicato para empresas controladas por familiares e dirigentes".

Relator também pede indiciamento de ex-ministros da Previdência de Lula e Bolsonaro e de ex-assessor de Alcolumbre

Gaspar também indiciou dois ex-ministros da Previdência: o presidente nacional do PDT, Carlos Lupi, que comandou a pasta no governo Lula, e José Carlos Oliveira, que chefiou o ministério no governo Bolsonaro.

"O indiciamento fundamenta-se em um padrão de omissão deliberada, prevaricação e blindagem política de agentes criminosos instalados na cúpula do INSS", disse Gaspar. "Lupi ignorou sucessivos alertas formais sobre as fraudes que estavam sendo realizadas contra aposentados e pensionistas."

Ao ex-ministro de Lula foram imputados os crimes de prevaricação, fraude eletrônica, furto eletrônico, condescendência criminosa e crime de responsabilidade.

Publicidade

Já Oliveira, que foi ministro no governo Bolsonaro, teve pedido de indiciamento pelos crimes de prevaricação, organização criminosa, lavagem de dinheiro, corrupção passiva, inserção de dados falsos em sistema de informática, fraude eletrônica, furto eletrônico e crime de responsabilidade.

"O indiciamento fundamenta-se em sua atuação estratégica como facilitador e beneficiário de uma rede criminosa instalada no topo da administração previdenciária", afirmou o relator. "José Carlos foi uma das principais engrenagens da organização criminosa."

O ex-assessor do presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), Paulo Boudens é outro nome na lista do relator. "O indiciamento de Paulo Boudens fundamenta-se em sua atuação como destinatário estratégico de recursos no núcleo político-financeiro da organização criminosa. O investigado atuava como um duto para a integração de ativos ilícitos enquanto exercia funções de alta relevância no Poder Legislativo, facilitando a circulação de capitais oriundos da extração indevida de benefícios previdenciários", afirmou Gaspar.

No relatório, o deputado faz críticas a Alcolumbre. Ele cita denúncia de rachadinha no gabinete do senador e menciona que Boudens trabalhava na chefia do gabinete do presidente do Congresso. "Cargo que lhe conferia trânsito político privilegiado durante o auge da implementação dos descontos indevidos nos sistemas do INSS", disse.

Publicidade

Os crimes imputados a Boudens são de advocacia administrativa, organização criminosa, lavagem de dinheiro e corrupção passiva.

Veja os pedidos de indiciamento no relatório da CPI do INSS

  1. Abraão Lincoln Ferreira da Cruz
  2. Adeilson Silveira Hora
  3. Adelino Rodrigues Júnior
  4. Ademir Fratric Bacic
  5. Adroaldo da Cunha Portal
  6. Alan do Nascimento Santos
  7. Aldo Luiz Ferreira
  8. Aleano de Souza Guardachoni
  9. Alessandro Antônio Stefanutto
  10. Alexandre Caetano dos Reis
  11. Alexandre Eduardo Ferreira Lopes
  12. Alexandre Guimarães
  13. Alexandre Moreira da Silva
  14. Alexsandro Prado Santos
  15. Américo Monte
  16. Américo Monte Júnior
  17. Anderson Cordeiro de Vasconcelos
  18. Anderson Ladeira Viana
  19. Anderson Pomini
  20. André Luís Alves Guimarães
  21. André Luiz Martins Dias
  22. André Paulo Félix Fidelis
  23. Andrei José Braga Mendes
  24. Anne Carolline Willians Vieira Rodrigues
  25. Antenor de Sousa Neto
  26. Antônio Araújo da Gama
  27. Antonio Carlos Camilo Antunes
  28. Antônio Lúcio Caetano Margarido
  29. Aristides Veras dos Santos
  30. Brenda Aguiar Soares
  31. Bruna Braz de Souza Santos
  32. Carlos Afonso Galleti Júnior
  33. Carlos Alexandre Alvarenga
  34. Carlos Henrique da Rocha Gonçalves
  35. Carlos Roberto Lupi
  36. Carlos Roberto Ferreira Lopes
  37. Cecília Montalvão Simões
  38. Cecília Rodrigues Mota
  39. Cecílio Barbosa Cintra Galvão
  40. Celso Steremberg
  41. Charles Góes Freitas
  42. Cícero Vasconcelos
  43. Cicero Marcelino de Souza Santos
  44. Cleber Oliveira Medeiros
  45. Cristiana Alcântara Alves Zago
  46. Daniel Dirani
  47. Daniel Gerber
  48. Daniel Simas
  49. Daniel Orsini de Azevedo
  50. Danielle Miranda Fonteles
  51. Danilo Berndt Trento
  52. Daugliesi Giacomasi Souza
  53. Davi de Vasconcelos
  54. Dennys Bergkamp Pontes de Sousa Alves
  55. Diego Luiz Nobre Barros
  56. Dogival José dos Santos
  57. Domingos Sávio de Castro
  58. Durval Natário Tosta IV
  59. Eduardo Silva Portal
  60. Edson Akio Yamada
  61. Edson Cunha de Araújo
  62. Eduardo Freire Delmont
  63. Elano Gil Carvalho Xavier
  64. Emanuel Pinheiro da Silva
  65. Eric Douglas Martins Fidelis
  66. Euclydes Marcos Pettersen Neto
  67. Fábio Luís Lula da Silva
  68. Felipe Macedo Gomes
  69. Felipe Vasconcelos Pereira
  70. Fernando Pereira dos Santos
  71. Fernando dos Santos Andrade Cavalcanti
  72. Francisco Roumes Rodrigues de Aguiar
  73. Francisco Wesley Nascimento dos Santos
  74. Giovani Batista Fassarella Spiecker
  75. Giovanini Cardoso
  76. Gilmar Stelo
  77. Glauco André Fonseca Wamburg
  78. Glauco Daniel Ribas Santos
  79. Guilherme Gastaldello Pinheiro Serrano
  80. Gustavo Marques Gaspar
  81. Gutemberg Tito de Sousa
  82. Hamilton Souza
  83. Haran Santhiago Girão Sampaio
  84. Heitor Souza Cunha
  85. Hélio Marcelino Loreno
  86. Helionay Rodrigues de Sousa
  87. Herbert Kristensson Menocchi
  88. Higor Dalle Vedove Lourenção
  89. Igor Dias Delecrode
  90. Igor Oliveira Freitas
  91. Ina Maria Lima da Silva
  92. Ingrid Ambrózio Camilo
  93. Ingrid Pikinskeni Morais Santos
  94. Ivaldo Carvalho Silveira
  95. Ivânio da Rocha Oliveira
  96. Janete Pereira Lima
  97. Jerônimo Arlindo da Silva Júnior
  98. Joab Félix de Medeiros
  99. Joana Gonçalves Vargas
  100. João Carlos Camargo Júnior
  101. João Milton Carneiro Neto
  102. Jobson de Paiva Silveira Sales
  103. Jonathan de Souza Almeida
  104. José Arnaldo Bezerra Guimarães
  105. José Branco Garcia
  106. José Carlos Oliveira (Ahmed Mohamad Oliveira Andrade)
  107. José Cordeiro de Vasconcelos
  108. José Fernando Costa dos Santos
  109. José Laudenor da Silva
  110. José Lins de Alencar Neto
  111. José Silva Miguel Júnior
  112. José Sarney Filho
  113. Jucimar Fonseca da Silva
  114. Leandro Fagner da Fonseca Alves
  115. Leonardo Cerquinho Monteiro
  116. Leonardo Rolim
  117. Lucas Fonseca da Silva
  118. Lucineide dos Santos Oliveira
  119. Luís Lima Martins
  120. Marci Eustáquio Teodoro
  121. Márcio Alaor de Araújo
  122. Marco Aurélio Gomes Júnior
  123. Marcos Brito Campos Júnior
  124. Marcos dos Santos Monte
  125. Marcus Vinicius Paranhos Faleiro
  126. Maria Eudenes dos Santos
  127. Maria Eunice Ribas
  128. Maria das Graças Ferraz
  129. Maria Gorete Pereira
  130. Maria Luzimar Rocha Lopes
  131. Maria Paula Xavier da Fonseca Oliveira
  132. Maria do Socorro Veras dos Santos
  133. Mauricio Camisotti
  134. Mauro Palombo Concílio
  135. Micael Ferrone Alves Pereira
  136. Milton Baptista de Souza Filho
  137. Milton Salvador de Almeida Júnior
  138. Mônica Ribeiro Santos
  139. Natal Leo
  140. Natal Leo Júnior
  141. Natjo de Lima Pinheiro
  142. Nelmar de Castro Batista
  143. Nelson Wilians Fratoni Rodrigues
  144. Nilton Claudio Carvalho Belsarena
  145. Nivaldo de Farias
  146. Paulo Afonso Aguiar Regadas Neto
  147. Paulo Augusto de Araujo Boudens
  148. Paulo Otávio Montalvão Camisotti
  149. Paulo Cesar Roxo Ramos
  150. Paulo Gabriel Negreiros
  151. Pedro Alves Corrêa Neto
  152. Pedro Lettieri Neto
  153. Pedro Lucas Felix Canuto
  154. Pedro Oliveira de Queiroz
  155. Philipe Roters Coutinho
  156. Philippe André Lemos Szymanowski
  157. Rafael Emrich Candelot
  158. Raphael Maciel Snoeck
  159. Rayama Belmonte Riella
  160. Reinaldo Carlos Barroso de Almeida
  161. Renan Assunção Siqueira
  162. Renata Martins Costa de Siqueira
  163. Ricardo Bimbo Troccoli
  164. Ricardo Vinícius Campelo de Sá
  165. Roberta Moreira Luchsinger
  166. Roberto Marinho Luiz da Rocha
  167. Rodrigo Alves de França
  168. Rodrigo Ortiz D´Avila Assumpção
  169. Rodrigo Moraes
  170. Rogério Soares de Souza
  171. Romeu Carvalho Antunes
  172. Ronaldo Ribeiro Santos
  173. Ronaldo de Souza Estrella
  174. Rubens Oliveira Costa
  175. Samuel Chrisóstomo do Bomfim Júnior
  176. Sandra Helena Lima do Nascimento
  177. Sandro Temer De Oliveira
  178. Sebastião Faustino de Paula
  179. Sérgio Cheque Bernardo
  180. Silas Bezerra de Alencar
  181. Silas da Costa Vaz
  182. Silvanete de Jesus Ribeiro
  183. Sílvio Roberto Machado Feitoza
  184. Suelen Ribeiro dos Santos
  185. Taline Nunes Campos Neves
  186. Tânia Carvalho dos Santos
  187. Teresa Raquel Barbosa
  188. Thaisa Hoffmann Jonasson
  189. Thayse Daniela Silva Carvalho do Nascimento
  190. Thamiris Januário Mattos Snoeck
  191. Thamyrez Maia de Oliveira Ramos
  192. Thiago Henrique Paranhos Carvalho
  193. Thiago Rocha Guimarães
  194. Tiago Abraão Ferreira Lopes
  195. Tiago Schettini Batista
  196. Tônia Andrea Inocentini Galleti
  197. Vanderlei Barbosa dos Santos
  198. Vanessa Barramacher Tocantins
  199. Victor Infante Aiello
  200. Vinicius Faleiros Martins
  201. Vinícius Ramos da Cruz
  202. Virgílio Antônio Ribeiro de Oliveira Filho
  203. Vitor Luís Spilla Antevere
  204. Vladimir Augusto de Oliveira Formiga
  205. Wagner Ferreira Moita
  206. Waldemar Monte Neto
  207. Walton Cardoso Lima Júnior
  208. Weverton Rocha Marques de Souza, senador
  209. Wilson Alexandre Sartin Panacione
  210. Wilson de Morais Gaby
  211. Yasmin Ahmed Hatheyer Oliveira
  212. Zacarias Canuto Sobrinho
  213. Artur Ildefonso Brotto Azevedo
  214. Daniel Vorcaro
  215. Augusto Lima
  216. Eduardo Chedid
Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações