BRASÍLIA - A CPI do INSS aprovou nesta quinta-feira, 12, a convocação de Fabiano Zettel, cunhado do dono do Banco Master, Daniel Vorcaro, da ex-namorada do banqueiro Martha Graeff e de diretores do banco.
A CPI autorizou o chamamento dos diretores do Master Ângelo Antônio Ribeiro da Silva, que também era sócio da empresa, e Luiz Antônio Bull, diretor de Riscos, Compliance, Recursos Humanos, Operações e Tecnologia do Master.
Assim como Vorcaro, Silva e Bull foram presos preventivamente pela Polícia Federal. Bull é investigado por, entre outros crimes, suspeita de gestão fraudulenta de instituição financeira, emitir, oferecer ou negociar títulos ou valores mobiliários falsos ou falsificados e integrar organização criminosa. Também segundo a PF, Silva assinou contratos suspeitos e encaminhou documentos ao Banco Central que podem conter informações fraudulentas.
Ainda nesta quinta-feira, a comissão votará, em separado, requerimentos que aproximam a investigação do governo. A comissão pretende convocar Roberta Luchsinger, amiga de Fábio Luís Lula da Silva, o Lulinha, filho do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, e a ex-marqueteira do PT Danielle Fonteles. Esses dois requerimentos ainda serão votados ainda pela manhã.
Também serão analisados em voto da comissão as convocações de José Antonio Batista Costa, presidente da J&F, controlador do banco digital PicPay, que tem como donos os irmãos Joesley e Wesley Batista, e Edson Claro Medeiros Júnior, apontado como funcionário de Antônio Carlos Camilo Antunes, o Careca do INSS.
A comissão decidiu retirar da pauta a convocação de Roberto Campos Neto, ex-presidente do Banco Central no governo de Jair Bolsonaro. Esse requerimento será analisado na próxima semana, junto com a convocação do atual presidente do BC, Gabriel Galípolo.
Além dos já mencionados, a CPI também aprovou a convocação das seguintes pessoas:
- Marcos de Brito Campos Júnior, ex-diretor de Administração e Finanças do Departamento Nacional de Infraestrutura (Dnit), suspeito de receber propina em dinheiro vivo do Careca do INSS;
- Lucineide dos Santos Oliveira, sócia da Associação dos Aposentados do Brasil (AAB), uma das associações alvo de abertura de processo da Controladoria-Geral da União (CGU) por suspeitas de envolvimento com as fraudes de descontos a aposentados e pensionistas do INSS;
- João Vitor da Silva, sócio de empresa que teria recebido recursos de empresas do Careca do INSS;
- Mauro Caputti Mattosinho, piloto que trabalhava em empresa de táxi aéreo que já denunciou o presidente do União Brasil, Antônio Rueda, de ser dono de aeronaves operadas empresa aérea ligada a investigados por suspeita de lavar dinheiro para o PCC;
- Rogério Giglio Gomes, ex-policial civil que disse ter sido pago pela Fictor para produzir conteúdo que seria falso para munir a CPI do INSS;
- Renato de Matteo Reginatto, advogado que Rogério Gomes acusou de se aproximar do policial para oferecer a parceria com a Fictor.