Ao anunciar general na Segurança Pública, Moro elogia intervenção no Rio

4 dez 2018 - 15h11

Ao anunciar o general da reserva Guilherme Teophilo - candidato derrotado ao governo do Ceará pelo PSDB - como futuro chefe da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), o futuro ministro da Justiça e Segurança Pública, Sérgio Moro, citou o trabalho de reestruturação do setor no Estado do Rio de Janeiro como algo que deseja reproduzir em escala nacional, sem fazer menção direta à intervenção federal. Moro também confirmou hoje a indicação do delegado da Polícia Federal Luiz Pontel para o cargo de secretário-executivo do ministério, o número 2 dentro da estrutura da pasta.

"O general Guilherme Teophilo", disse Moro, "tem uma larga experiência e longo currículo de trabalhos relevantes efetuados no Exército. E, mais do que um homem de ação, embora ele também seja um homem de ação, eu queria um homem de gestão".

Publicidade

A atuação política de Guilherme Teophilo foi lembrada pelo próprio Moro, antecipando-se a questionamentos. O futuro ministro destacou que o general da reserva já se desfiliou do PSDB. "Não existe nenhuma indicação político-partidária", disse Moro. Teophilo é aliado do senador Tasso Jereissati (PSDB-CE).

Moro destacou que é objetivo da Senasp realizar um trabalho "similar" ao que vem sendo feito na reestruturação da segurança no Rio de Janeiro, que está sob a condução do chefe de gabinete da Intervenção Federal no Rio de Janeiro, general Walter Souza Braga Netto.

"Eu fiquei bastante impressionado com o trabalho que vem sendo feito no Rio de Janeiro pelo general Walter Souza Braga Netto, de reestruturação da segurança pública daquele Estado. E um trabalho similar, respeitando evidentemente a autonomia dos Estados, é o objetivo da Senasp", afirmou Sérgio Moro.

O novo secretário Guilherme Teophilo terá, segundo Moro, a tarefa de "ajudar a reestruturar, resguardar as autonomias, tentar padronizar procedimentos, padrões de serviço e gestão envolvendo a segurança pública dos Estados, sempre com diálogo e respeito aos Estados e ao DF, que têm autonomia em relação à segurança pública".

Publicidade

O primeiro nome cotado para a Senasp era o do general da reserva Claudio Santos Cruz, mas ele terminou sendo escolhido pelo presidente eleito, Jair Bolsonaro, para a Secretaria de Governo, com status de ministro.

Moro também confirmou hoje a indicação do delegado da Polícia Federal Luiz Pontel para o cargo de secretário-executivo do ministério, o número 2 dentro da estrutura da pasta.

Já Pontel, futuro secretário-executivo do ministério, investigou na década passada o caso Banestado, que teve como juiz Sérgio Moro. O futuro ministro destacou que Pontel foi um dos responsáveis pela primeira prisão do doleiro Alberto Youssef. O delegado é atualmente o secretário Nacional de Justiça, outro cargo de relevo na estrutura ministerial.

"Eu pude atestar a absoluta integridade do delegado Pontel. Sofreu pressões de várias espécies, tentaram removê-lo do posto, mas se manteve firme", disse Moro.

Publicidade
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se