Público relata arrastões em festival e ironiza: "Rouboland"

Internautas que presenciaram crimes no Tomorrowland dividiram suas experiências nas redes sociais: "quantidade absurda de roubos"

4 mai 2015 - 12h07
(atualizado às 12h10)

O caso do funcionário do festival Tomorrowland encontrado morto dentro de uma caçamba de lixo próximo ao Parque Maeda não foi a única ocorrência policial registrada na região neste fim de semana. Embora a Polícia Civil de Itu não tenha confirmado o número de ocorrências, diversas reclamações de roubos, furtos e arrastões foram publicadas no Facebook por participantes – que ironicamente o apelidaram o evento de “Rouboland” e “Tomorrowstão”.

Uma mineira de Belo Horizonte foi uma das vítimas. Na sexta-feira, enquanto assistia a um show no palco principal, um grupo de pessoas se amontoou entre ela e o namorado. O que parecia ser apenas uma aglomeração, porém, foi um discreto arrastão: naquela hora, o casal e todos que estavam ao redor tiveram seus pertences, como bolsas, celulares e carteiras, levados. Ao questionar seguranças, ela foi orientada a fazer boletim de ocorrência com uma unidade in loco da polícia.

Publicidade
Festival foi realizado em Itu, interior de São Paulo
Festival foi realizado em Itu, interior de São Paulo
Foto: Francisco Cepeda e Joshua Bryan / AgNews

“Quando fui à PF, me deparei com uma grande fila de outras pessoas na mesma situação, levando mais de duas horas para ser atendida. Isso me fez perder os principais shows da noite e quase perder a van que me traria de volta para BH. Segundo o policial, cerca de 150 pessoas os procuraram se queixando de furtos de celulares, o que comprova a total falta de segurança do evento. Inclusive ouve casos de roubos com utilização de facas e o inusitado caso de roubo de uma barraca inteira. Espero que a organização se responsabilize pelos danos e transtornos ocorridos lá dentro”, escreveu.

A garota alegou ainda que “ficou desapontada” com o número reduzido de seguranças no festival e com a falta de revista no portão de entrada.

Diversos outros internautas também registraram suas reclamações. “Quantidade absurda de roubos. Apoio zero da organização! Segurança zero! Não é o que eu esperava de um evento destes”, declarou um morador de Campinas (SP) na rede social. Ele contou ao Terra que o que chamou sua atenção foi o fato de um dispositivo de segurança de seu smartphone ter sido desabilitado rapidamente após o furto.

Siga Terra Notícias no Twitter

Publicidade

“Neste mesmo final de semana, minha esposa havia perdido o iPhone dela e pelo ‘Finder’ nós o recuperamos. A primeira coisa que fiz ao perceber o roubo do meu foi tentar ativar essa ferramenta, porém, por conta da rede ruim, demorou. Finalmente, quando consegui acessar, meu iPhone havia sido apagado da minha lista de equipamentos e não poderia mais ser localizado. Ou seja, os roubos não foram feitos por moleques ou batedores de carteira comum. Os caras sabiam muito bem o que estavam fazendo e acho até que deviam ter um ponto de apoio dentro do evento”, afirmou.

Ainda na rede social, as vítimas cobraram uma posição da organização. “Quem aqui também foi assaltado durante a festa? Levaram meu celular e vi muita gente na mesma situação. Que tal nos unirmos para tentar resolver isso? Situação lamentável! Não esperava tamanho descaso em uma festa tão grande quanto a Tomorrowland. A segurança deixou MUITO a desejar”, disse uma delas. “Muita música eletrônica de qualidade, roubos e arrastões #tomorrowland #tomorrowlandbrasil #rouboland #tomorrowstão E aí, o que a organização do evento vai fazer?”, questionou outra.

Até o fechamento desta reportagem, a organização ainda não havia se pronunciado a respeito das ocorrências.

Esta foi a primeira vez que o festival belga de música eletrônica foi realizado no Brasil. Ele reuniu cerca de 180 mil pessoas de sexta-feira (1°) a domingo (3). As apresentações ficaram por conta de 178 DJs nacionais e internacionais. Outras cinco edições já foram confirmadas no País.

Fonte: Terra
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se