Grupo criminoso que traficava mulheres brasileiras para exploração sexual na Espanha é alvo da PF

Mulheres eram levadas para a Europa e eram submetidas à exploração e ameaças

10 dez 2025 - 07h58
(atualizado às 08h31)
Resumo
A Polícia Federal realizou uma operação para desarticular um grupo criminoso que traficava mulheres brasileiras para exploração sexual na Espanha, com apoio internacional e bloqueio de R$ 40 milhões provenientes do crime.
Grupo criminoso que aliciava brasileiras para o tráfico internacional de pessoas é alvo da PF
Grupo criminoso que aliciava brasileiras para o tráfico internacional de pessoas é alvo da PF
Foto: Divulgação/Polícia Federal

Uma organização criminosa responsável por aliciar mulheres no Brasil para mandá-las para a Espanha e serem exploradas sexualmente é alvo de uma operação da Polícia Federal (PF) nesta quarta-feira, 10.

O grupo providenciava o transporte aéreo das mulheres para o exterior, e quando elas chegavam na Espanha, eram ameaçadas e viviam em condições degradantes de exploração. A ação configura tráfico humano. Oito mandados de busca e apreensão e quatro de prisão estão sendo cumpridos pela PF em São Paulo, autorizados pela 2ª Vara Criminal Federal de São Paulo.

Publicidade
PF realiza operação contra tráfico internacional de pessoas
Foto: Divulgação/Polícia Federal

Os mandados foram cumpridos nas cidades de São Paulo, São Pedro, Jundiaí, Ubatuba e Rio das Ostras (RJ). Com apoio da Interpol, duas prisões também foram realizadas na cidade de Álava, Espanha.

A organização criminosa lucrou cerca de R$ 40 milhões com o tráfico de pessoas, segundo a estimativa da PF. O dinheiro foi bloqueado judicialmente.

A investigação teve apoio da Polícia Nacional da Espanha, por meio do Centro Especializado de Combate ao Tráfico de Pessoas e ao Contrabando de Migrantes da Ameripol. Em junho deste ano, autoridades espanholas haviam libertado 33 mulheres mantidas em situação de exploração sexual, sendo 28 delas brasileiras.

Fonte: Portal Terra
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se