Desaprovação a Lula aumenta e supera 50% em quatro regiões; saiba mais

Na média geral do país, a gestão petista é desaprovada por 48,8% e aprovada por 46,6% dos brasileiros - outros 4,6% não souberam ou não opinaram

28 mar 2024 - 13h48
(atualizado às 16h09)

A reprovação ao terceiro mandato do presidente Luiz Inácio Lula da Silva aumentou nos últimos meses, superando 50% em quatro regiões do país, exceto no Nordeste. Os dados são do levantamento feito pelo instituto Paraná Pesquisas, que ouviu 2.024 eleitores em 162 municípios de 26 estados e do Distrito Federal entre os dias 18 e 22 de março.

Desaprovação a Lula aumenta e supera 50% em quatro regiões
Desaprovação a Lula aumenta e supera 50% em quatro regiões
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil / Perfil Brasil

A margem de erro é de 2,2 pontos percentuais para mais ou para menos. Os primeiros números foram divulgados pelo senador Ciro Nogueira, presidente nacional do PP, partido que encomendou o levantamento ao Paraná Pesquisas.

Publicidade

As desaprovações são maiores nas regiões Sul (57,8%), Sudeste (53,0%) e Norte/Centro-Oeste (51,7%). No Nordeste, a maioria ainda apoia Lula (59,9%). Na média geral do país, a gestão petista é desaprovada por 48,8% e aprovada por 46,6% dos brasileiros - outros 4,6% não souberam ou não opinaram.

Questionados sobre como avaliam a administração do petista, 40,5% dos eleitores a consideram ruim ou péssima, enquanto 30,9% a veem como ótima ou boa e 27,5% a classificam como regular.

Queda na popularidade de Lula

A queda na popularidade já havia sido detectada em levantamentos feitos por outros institutos, como Quaest, Datafolha e Atlasintel, e pode impactar a possível candidatura de Lula para um quarto mandato.

A avaliação negativa do presidente também o coloca em uma posição complicada em relação a outros adversários, como o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), e até mesmo a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro, caso ela receba apoio explícito de Jair Bolsonaro.

Publicidade

Lula, por sua vez, tem se mostrado "despreocupado" com os dados divulgados. Em evento no dia 15 de março, o presidente afirmou que está "tudo bem" perder a popularidade, por ele estar "aquém" do que o povo esperava que estivesse.

"A imprensa me perguntou: 'O Lula perdeu popularidade?' E eu falei: tudo bem, é porque eu estou aquém do que o povo esperava que eu estivesse, eu não estou cumprindo aquilo que prometi, e eu tenho conhecimento disso", disse o presidente.

 * Sob supervisão de Lilian Coelho

Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se