'Blindado não sobe, vamos ter que descer': vídeo mostra policiais socorrendo colega baleado em operação no RJ

Novas imagens da megaoperação deflagrada nas comunidades do Alemão e da Penha contra o Comando Vermelho foram divulgadas

3 nov 2025 - 09h41
(atualizado às 10h43)
Resumo
Vídeos divulgados mostram cenas de socorro durante uma megaoperação no Complexo do Alemão e Penha no RJ contra o Comando Vermelho, que resultou em 121 mortes, incluindo quatro policiais.
Policiais socorrem colegas baleados em megaoperação no Rio de Janeiro
Video Player

O Governo do Rio de Janeiro divulgou no domingo, 2, novas imagens da megaoperação deflagrada nas comunidades do Alemão e da Penha contra o Comando Vermelho (CV) no Rio de Janeiro (RJ). Nos vídeos, policiais aparecem tentando salvar um colega que foi baleado durante os confrontos, fazendo torniquetes e improvisando macas com lonas.

Os vídeos são das câmeras corporais acopladas aos uniformes dos policiais. Em um dos registros, o cabo Oliveira, do Bope, está ferido coxa esquerda na área da mata no Alemão. 

Publicidade

Durante o socorro,  o sargento Cleiton Serafim Gonçalves, também do Bope e um dos que morreu na operação, participa do salvamento do colega. "O blindado não sobe aqui, vamos ter que descer com ele", disse um dos agentes.

Vídeo mostra policiais socorrendo colega baleado em operação no RJ
Vídeo mostra policiais socorrendo colega baleado em operação no RJ
Foto: Divulgação/Governo do RJ

Os policiais colocam o ferido em uma maca improvisada e descem a comunidade carregando o policial dentro da mata. O cabo Oliveira foi levado para um hospital e passa bem. O sargento Serafim, no entanto, acabou sendo morto em meio aos confrontos posteriormente.

Outro vídeo também mostra outro sargento, o Walner Santana, do Batalhão de Ações com Cães, que foi atingido por três disparos na Vila Cruzeiro, antes de chegar à região de mata. As imagens mostram o agente recebendo os primeiros socorros ainda no local e sendo retirado da área em meio ao tiroteio. O resgate levou uma hora e seis minutos.

Além do sargento Serafim, outros três policiais morreram na ação: o sargento da Polícia Militar Heber Carvalho da Fonseca e os policiais civis Marcus Vinícius Cardoso de Carvalho e Rodrigo Velloso Cabral. No total, a operação deixou 121 pessoas mortas, segundo o governo do Estado.

Publicidade
Fonte: Portal Terra
Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações