- Hermano Freitas
Vagner Magalhães
MediaOn começa com debate entre CNN e NYT
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Direto de São PauloOs debatedores do último painel desta tarde no 4° MediaOn foram enfáticos ao definir a rede social que oferece melhores informações para jornalistas. Para o diretor do site Cukmi.com, Julian Gallo, e o editor de interatividade e desenvolvimento de mídias sociais da BBC News, Matthew Eltringham, o Twitter supera as outras redes no que tange informação direto da fonte - o público.
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Gallo diz que o serviço de microblog tem a característica inerente de reunir usuários mais qualificados que os sites de relacionamento, como Facebook e Orkut. "Meu jornal diário é o Tweetdeck. O usuário do Twitter produz informação relevante em grande quantidade, enquanto que a informação no Facebook e no Orkut está diluída com fotos pessoais, lembranças, testes", diz. Apesar de preferir o Twitter, Gallo afirma suspeitar de todos as fontes que não sejam as oficiais, como veículos de jornalismo online. "Perdemos o privilégio de sermos as fontes únicas de informação", diz.
O executivo da rede britânica diz que a condensação da mensagem em poucos caracteres tende a conferir mais objetividade e relevância às informações veiculadas. "As mensagens no Twitter vão direto ao ponto, enquanto nos sites de relacionamentos há um clima de mais conversa, mais superficialidade", diz. Ele contrapõe que o Facebook tampouco é desprezível e foi uma importante fonte em uma cobertura recente. Quando é o jornalista da BBC que usa o serviço, a regra da objetividade é exigida. "Qualquer comentário com juízo de valor pode comprometer a capacidade do repórter de exercer sua função na BBC, o que exige imparcialidade", afirmou.
MediaOn
O MediaOn, encontro realizado anualmente pelo Terra e Itaú Cultural, é um dos principais fóruns de debates sobre jornalismo digital e novas mídias. O evento, que tem apoio das redes de televisão CNN e BBC, tem transmissão ao vivo e é realizado entre os dias 9 e 11 de novembro.
Os debates contam com a presença de representantes de veículos brasileiros, da América Latina, Europa e Estados Unidos. O tema deste ano é "Os novos caminhos do jornalismo: o que a audiência quer consumir e como?".
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O painel 4 discutiu quem são os agentes da nova era do jornalismo e como os jornalistas devem se preparar para conviver com uma realidade em que as informações chegam de todos os lados
Foto: Ricardo Matsukawa
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Painel 4: mídias sociais versus sites de jornalismo e a caça do furo e do leitor
Foto: Ricardo Matsukawa
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Matthew Eltringham (E) é um dos principais experts em mídias sociais da BBC News. Atualmente lidera um programa de treinamento em mídias sociais para jornalistas de todas as operações de notícias da BBC
Foto: Ricardo Matsukawa
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O painel 4, realizado das 17h30 às 19h, foi o último da quarta-feira, dia 10 de novembro
Foto: Ricardo Matsukawa
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O editor de interatividade e desenvolvimento de mídias sociais na BBC News Matthew Eltringham afirmou no Painel 4 que é necessário abrir a cortina e mostrar como o jornalismo é feito
Foto: Ricardo Matsukawa
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O MediaOn, encontro realizado anualmente pelo Terra e Itaú Cultural, é um dos principais fóruns de debates sobre jornalismo digital e novas mídias
Foto: Ricardo Matsukawa
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Matthew Eltringham (E), da BBC News, e Julian Gallo (D), do Clarín, foram mediados no Painel 4 por Silvia Bassi, publisher da IDG Brasil
Foto: Ricardo Matsukawa
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Para Julian Gallo, jornalista argentino especializado em tecnologia e meios interativos, o bom jornalismo precisa suspeitar de tudo o que é publicado nas redes sociais
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"Os mecanismos que uma corporação de notícias tem para verificar a autenticidade dos conteúdos são amplos. Mas há informações que são impossíveis de ser verificadas. É preciso ter senso comum sobre quais são as fontes confiáveis", disse Gallo
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"As redes sociais exigem um jornalismo mais transparente e nos levarão para um jornalismo mais honesto. Sempre haverá alguém que sabe mais sobre o que você está escrevendo", afirmou Matthew Eltringham
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Matthew trabalhou como jornalista nas operações de rádio, TV e online da BBC e foi editor do programa "Breakfast with Frost"
Foto: Ricardo Matsukawa
Fonte: Redação Terra