O presidente Luiz Inácio Lula da Silva fez uma cauterização de uma queratose -- um crescimento anormal de pele que pode ser causado por exposição ao sol -- no couro cabeludo no último domingo, informou o Palácio do Planalto nesta quarta-feira.
O presidente apareceu com um curativo na cabeça em um evento nesta manhã, o que chamou a atenção.
Segundo o Planalto, a cauterização, feita em uma clínica dermatológica em São Paulo, dura pouco mais de um minuto e não tem qualquer contraindicação ou cuidado posterior.
O procedimento, que é uma queimadura com um bisturi elétrico, cria uma casquinha no local que depois cicatriza naturalmente.
O presidente manteve a agenda normal nos dias seguintes e vai manter as viagens programadas para esse final de semana, em que vai a desfiles de Carnaval em Recife, Salvador e Rio de Janeiro.
Em Pernambuco, Lula assistirá ao desfile do Galo da Madrugada, um dos mais tradicionais blocos de Carnaval do país. Em Salvador, assistirá ao circuito dos blocos em um camarote do governo do Estado.
Já no Rio, o presidente assiste ao desfile do primeiro dia do grupo especial das escolas de samba. Primeira escola a desfilar, a Acadêmicos de Niterói tem como enredo a vida de Lula, o que tem causado questionamentos de partidos de oposição pelo ano eleitoral.