Ibama encontra 22 t de lixo vindo da Alemanha em porto no RS

17 ago 2010 - 14h12
(atualizado às 15h25)

Uma carga de 22 t de lixo proveniente da Alemanha foi interceptada por fiscais da Receita Federal no Porto de Rio Grande, a 317 km de Porto Alegre (RS). Segundo o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), a embarcação deveria trazer material plástico que seria reutilizado por empresas de reciclagem, mas continha lixo doméstico oriundo da República Tcheca.

Material foi encontrado em navio procedente de Hamburgo, na Alemanha
Material foi encontrado em navio procedente de Hamburgo, na Alemanha
Foto: Ibama / Divulgação

Ao vistoriar o material, os fiscais do Escritório Regional do Ibama encontraram embalagens de produtos de limpeza, fraldas descartáveis e diversos resíduos contaminados. A transportadora Hanjin Shipping foi multada pelo Ibama em R$ 1,5 milhão e notificada a devolver o lixo para a Alemanha em dez dias, contados a partir do recebimento do ofício emitido no dia 13 de agosto. O não cumprimento do prazo estabelecido implicará em nova multa e o infrator será considerado reincidente.

Publicidade

A empresa importadora Recoplast Recuperação e Comércio de Plástico, com sede em Esteio (RS), recebeu multa de R$ 400 mil "por importar resíduos sólidos domiciliares de origem estrangeira, produtos perigosos à saúde pública e ao meio ambiente, em desacordo com a legislação vigente".

A chinesa Dashan, de Hong Kong, empresa responsável pela exportação do lixo desde Hamburgo, anotou em documentos que o material seria proveniente da República Tcheca.

O presidente do Ibama, Abelardo Bayma, afirmou que o envio de lixo contraria a Convenção de Basileia, firmada na Suíça em 1988 e que estabelece mecanismos de controle sobre a movimentação de resíduos perigosos entre países com o objetivo de garantir a segurança ambiental e a saúde humana. Além do Brasil, outros 169 países também são signatários da convenção, incluindo a Alemanha. "O não cumprimento dos acordos internacionais é uma afronta aos países signatários e, nesse caso, um desrespeito ao Brasil e à sociedade brasileira no sentido de manter um meio ambiente íntegro para o bem comum", disse Bayma.

Esse não é o primeiro caso em que o Ibama encontra carregamentos de lixo. Em 2009, cerca de 1,4 mil t de lixo provenientes da Inglaterra foram interceptadas nos portos de Santos (SP) e Rio Grande (RS) e no porto seco de Caxias do Sul (RS). O governo brasileiro exigiu o retorno imediato dos detritos para o país de origem e o Ministério das Relações Exteriores apresentou denúncia contra o Reino Unido no secretariado da Convenção de Basileia.

Publicidade
Fonte: Redação Terra
TAGS
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se