URGENTE
Saiba como doar qualquer valor para o PIX oficial do Rio Grande do Sul

Para evitar fraudes, Urbs suspende pagamento da tarifa por cartões virtuais

Com objetivo de evitar novas fraudes no sistema, a Urbanização de Curitiba (Urbs) suspende, a partir desta quarta-feira (1), a... Para evitar fraudes, Urbs suspende pagamento da tarifa por cartões virtuais foi publicado primeiro em Banda B.

30 abr 2024 - 16h48

Com objetivo de evitar novas fraudes no sistema, a Urbanização de Curitiba (Urbs) suspende, a partir desta quarta-feira (1), a possibilidade de pagamento da tarifa do transporte coletivo por cartões virtuais com celulares e relógios inteligentes. De acordo com a empresa, a medida é temporária, mas sem prazo para ser encerrada.

Foto: SMCS / Banda B

Em fevereiro, a Polícia Civil deflagrou operação contra um grupo investigado suspeito de fraudar a venda de passagens. A Urbs informou, na ocasião, que a estimativa é de que aproximadamente 200 mil passagens foram vendidas sem serem cobradas pelo sistema, o que pode gerar um desfalque de R$ 1 milhão.

Publicidade

Em compensação a suspensão dos cartões virtuais, voltará a ser possível passar, com os cartões físicos, até três passagens por viagem/por validador, com intervalo de 15 minutos para mais três utilizações nos pagamentos com cartões de débito e crédito físicos.

"Em meados do ano passado detectamos através da nossa inteligência, que rastreia 100% do sistema, um movimento anormal no sistema de bilhetagem. Então, chamamos a Guarda Municipal, cruzamos os dados com imagens da Muralha Digital e acionamos, em outubro, a Polícia Civil. Graças a essa ação integrada, foi possível entender como funcionava a fraude", disse o presidente da Urbs, Ogeny Pedro Maia Neto.

Os criminosos usavam uma engenharia social que simulava o pagamento da passagem por meio de celular e de um aplicativo e vendiam essas passagens aos usuários a preços mais baratos do que a tarifa, que é de R$ 6.

A Urbs orienta os usuários a não comprar passagens de terceiros. "A fraude prejudica o sistema e os usuários, causa desequilíbrio financeiro e pode encarecer a tarifa", diz Maia Neto.

Para evitar fraudes, Urbs suspende pagamento da tarifa por cartões virtuais foi publicado primeiro em Banda B.

Publicidade
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se