O senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) confirmou em publicação no X que foi escolhido pelo ex-presidente Jair Bolsonaro para ser candidato à Presidência na eleição de 2026.
"É com grande responsabilidade que confirmo a decisão da maior liderança política e moral do Brasil, Jair Messias Bolsonaro, de me conferir a missão de dar continuidade ao nosso projeto de nação", escreveu o parlamentar no X.
Bolsonaro está preso após ser condenado por tentativa de golpe de Estado, além de estar inelegível por decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
A informação da escolha de Flávio por Bolsonaro foi mal recebida pelo mercado financeiro, o que fez o dólar ter ganhos firmes ante o real, o Ibovespa cair com força e as taxas dos DIs (Depósitos Interfinanceiros) dispararem mais de 20 pontos-base. O movimento no Brasil ocorre a despeito de em Nova York os índices de ações estarem em alta.
Agentes do mercado entendem que a escolha de Flávio dividiria a oposição e não seria capaz de atrair o eleitorado de centro, dificultando a possibilidade de uma troca de governo.
O mercado aguarda uma definição sobre o representante do bolsonarismo na eleição do ano que vem contra o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, com o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), sendo apontado por alguns agentes como o preferido. Lula já anunciou publicamente que disputará a reeleição.
As eleições estão marcadas para outubro do ano que vem.