Um jovem de 19 anos, com diagnóstico de esquizofrenia, morreu ao pular na jaula de uma leoa no zoológico Bica, em João Pessoa (PB); o parque está fechado e o caso segue sob investigação.
Um trágico ocorrido marcou o noticiário neste fim de semana. Um jovem de 19 anos morreu após pular na jaula de uma leoa no zoológico Parque Arruda Câmara, conhecido como Bica, em João Pessoa (PB). O caso está sendo investigado e, enquanto isso, o parque permanecerá fechado. Veja o que se sabe sobre o acidente.
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
Quem era o jovem que pulou na jaula?
O homem foi identificado como Gerson de Melo Machado, conhecido como "Vaqueirinho", de 19 anos. Ele tinha diagnóstico de esquizofrenia e era atendido pelo Conselho Tutelar desde criança, quando fugiu de um abrigo em Pedras de Fogo, no interior da Paraíba.
Segundo a conselheira tutelar Verônica Oliveira, Gerson chegou no abrigo aos 10 anos depois de ter sido destituído da mãe, que também tinha quadro de esquizofrenia e não possuía condições de cuidar dos filhos. Além dele, outros quatro irmãos foram encaminhados à adoção. Gerson nunca foi adotado.
O jovem acumulou, ao longo dos anos, passagens pela polícia e por centros socioeducativos. Inclusive, na última semana, ele teria sido detido duas vezes após tentar danificar caixas eletrônicos e apedrejar uma viatura. Relatos colhidos pelas autoridades indicam que ele dizia que queria ser preso por estar com fome e sem lugar para dormir.
A conselheira contou que o jovem sempre alimentou um sonho relacionado a leões e à África. "Gerson sempre teve o sonho de ir para a África domar leões", relatou. Em um dos episódios mais extremos do quadro, ele chegou a ser encontrado escondido no trem de pouso de um avião que acreditava ter como destino o continente africano.
Como ele pulou na jaula?
Segundo a Prefeitura de João Pessoa, Gerson conseguiu escalar "rapidamente uma parede de mais de 6 metros, passou pelas grades de segurança, usou uma árvore como apoio e entrou no recinto da leoa".
O que acontecerá com a leoa que matou Gerson?
O Parque Arruda Câmara publicou uma nota sobre a situação de Leona, leoa envolvida no acidente, informando que em nenhum momento foi considerado sacrificá-la.
"A Leona está saudável, não apresenta comportamento agressivo fora do contexto do ocorrido e não será sacrificada. O protocolo em situações como essa prevê exatamente o que está sendo feito: monitoramento, avaliação comportamental e cuidados especializados", diz o texto.
O veterinário Thiago Nery gravou um vídeo detalhando o estado em que Leona se encontrava após o ocorrido. Segundo ele, ela passou por um forte quadro de estresse e estava em choque.
O zoológico continua funcionando?
O parque foi fechado assim que a ocorrência foi constatada. A direção informou que o zoológico permanecerá fechado para visitação até a conclusão das investigações sobre o caso.