O governo dos Estados Unidos emitiu um alerta a cidadãos americanos que planejam passar o Carnaval no Brasil, com recomendações como "não utilizar joias caras", não reagir a roubos e "evitar favelas". O documento foi divulgado nas redes sociais oficiais da Embaixada dos EUA em Brasília.
"Embora os eventos mais famosos ocorram no Rio de Janeiro, Salvador e Recife, você pode esperar grandes aglomerações e desfiles, também conhecidos como 'blocos', em todo o Brasil.
Antes das festividades, os cidadãos americanos são lembrados de permanecerem vigilantes e exercerem maior consciência situacional", afirma o comunicado.
A nota traz ainda uma série de esclarecimentos sobre o Carnaval brasileiro, considerado o maior do mundo. A festa será celebrada oficialmente entre 14 e 18 de fevereiro, mas os eventos de rua ? como os desfiles de blocos que mobilizam milhões de foliões ? já começaram em diversos estados do país.
"Crimes oportunistas, incluindo roubo de celulares, são comuns" durante os festejos de rua, acrescentou o texto do governo do presidente Donald Trump, dirigido aos turistas que devem chegar ao país nos próximos dias.
Em 2025, o Brasil recebeu 759,6 mil viajantes americanos, número que colocou os Estados Unidos como o terceiro maior mercado emissor, atrás apenas de Argentina e Chile. No total, o país registrou a entrada recorde de aproximadamente 9,3 milhões de turistas estrangeiros ao longo do ano passado.