O Zoológico Arruda Câmara, conhecido como Parque da Bica, em João Pessoa, retomou as atividades nesta quinta-feira, 18, depois de uma suspensão das atividades motivada pela morte do jovem que invadiu o recinto de uma leoa. O espaço estava interditado desde 30 de novembro, data em que Gerson de Melo Machado morreu após ser atacado pelo animal.
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
Segundo a administração do parque, o período de fechamento foi necessário para revisão das estruturas, protocolos e rotinas de segurança, seguindo recomendações de órgãos de controle. A reabertura ocorre de forma "parcial e controlada", com limite de visitantes, controle de acesso, fluxo organizado, reforço da vigilância e novas sinalizações espalhadas pelo espaço.
Em nota, a direção informou que a retomada do atendimento ao público também trouxe mudanças nos dias e horários de funcionamento. O parque passa a abrir de quarta a domingo, das 9h às 16h, medida que, segundo a gestão, busca garantir maior controle e segurança.
O secretário de Meio Ambiente de João Pessoa, Welison Silveira, detalhou as ações adotadas. "Reforçamos os procedimentos de segurança, estamos contando com um forte apoio da Guarda Municipal, monitoramento com câmeras com inteligência artificial do programa João Pessoa Smart City, intensificamos as ações de educação ambiental, disciplinamento do uso do Parque diminuímos os dias de visitação, para de quarta a domingo, das 9h as 16h, para que possamos ter mais tempo para nos dedicarmos aos trabalhos internos, de zeladoria e manutenção e reforço da segurança", destacou.
Ele acrescentou que houve reforço na sinalização e na capacitação das equipes. "Intensificamos também os avisos de educação e sinalização dos recintos e regulamentando o uso, trabalhando também no aperfeiçoamento da equipe técnica, corpo técnico do Parque, todos que fazem parte desse trabalho, para que a gente possa oferecer um serviço bom à população e que a população também possa colaborar mantendo esse ambiente, que também é dele", afirmou. Welison Silveira reforçou ainda a necessidade de colaboração dos visitantes.