Vídeo: Ribeirão Preto decreta estado de emergência após temporal; uma pessoa morreu

Vendaval causou bloqueios de vias, quedas de árvores, destelhamentos e levou ao fechamento temporário do Hospital das Clínicas

24 jul 2026 - 12h17
(atualizado às 12h37)

O prefeito de Ribeirão Preto, Ricardo Silva (PSD), no interior de São Paulo, decretou estado de emergência após o temporal que causou uma série de estragos na cidade nesta sexta-feira, 24. Até o momento, a Prefeitura de Ribeirão Preto confirmou a morte de um idoso, de 82 anos.

Publicidade

O vendaval causou bloqueios de vias, quedas de árvores, destelhamentos e levou ao fechamento temporário do Hospital das Clínicas.

Estragos causados pelas chuvas em Ribeirão Preto.
Estragos causados pelas chuvas em Ribeirão Preto.
Foto: @ovictorhuguw via X / Estadão

O prefeito instalou um gabinete de crise para atender as ocorrências. Equipes da Defesa Civil estadual foram enviadas para Ribeirão Preto para auxiliar as autoridades municipais.

O coronel Otávio Augusto de Lima Seminate, coordenador da Defesa Civil Municipal, explicou que a intensidade da rajada de vento atingiu 121 km/h e houve o registro de 21 mm de chuva em apenas 20 minutos.

"Estamos mapeando o cenário em Ribeirão Preto, com todas as pastas municipais envolvidas, com apoio do prefeito desde o início da manhã. Também estamos buscando apoio da Defesa Civil estadual, da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros", afirmou. De acordo com o prefeito Ricardo Silva, a principal preocupação da cidade é com a disponibilidade de leitos nos hospitais da região.

Publicidade

"Nós estamos com o HC interditado neste momento. Nós estamos com a Santa Casa no gerador, o Santa Lúcia no gerador, a Beneficência suspensa também, com todos os exames, o setor de imagem todo. Então, nós temos agora na cidade, uma cidade com 750 mil habitantes, apenas 13 leitos de urgência funcionando", disse.

Algumas escolas municipais foram abertas para abrigar pessoas desalojadas, caso necessário. De acordo com o Corpo de Bombeiros, são 250 ocorrências de queda de árvores.

Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se