A explosão que atingiu ao menos 35 residências em Jaguaré, na Zona Oeste de São Paulo, deixou escombros, entulhos e paredes derrubadas. Imagens mostram como era a região da rua Piraúba, na altura do número 158, antes do acidente.
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
O Corpo de Bombeiros informou que a explosão foi causada por conta de uma ação da Sabesp. A suspeita é de que uma obra realizada pela empresa tenha atingido uma tubulação de GLP, popularmente conhecido como gás de cozinha.
As causas do acidente serão confirmadas ao final dos trabalhos da perícia. Até o momento, três pessoas ficaram feridas, sendo um funcionário da Sabesp, socorrido por populares, e dois moradores, atendidos pelo Samu. Um homem morreu e outra pessoa segue desaparecida.
"O Corpo de Bombeiros segue procurando outras possíveis vítimas. Trabalhos seguirão até o encontro ou a confirmação do paradeiro de todos os moradores das casas atingidas", acrescentou a corporação.
O caso ocorreu na área próxima ao cruzamento da rua Dr. Benedito de Moraes Leme com a rua Piraúba. A suspeita inicial é de que a explosão tenha sido provocada por GLP, conhecido popularmente como gás de cozinha.
Informações preliminares relatam que os moradores teriam sentido um cheiro de gás horas antes da explosão, enquanto os funcionários da Sabesp trabalhavam. A suspeita é de que a obra tenha atingido uma tubulação de gás.
O Governo do Estado de São Paulo comunicou que mobilizou 15 viaturas do Corpo de Bombeiros, seis da Defesa Civil e diversas equipes da Polícia Militar para atuar nas ações de resgate e salvamento do acidente.
Em nota, a Sabesp afirmou que atuava no local em uma obra de remanejamento de tubulação de água, realizada em alinhamento operacional e acompanhamento com a concessionária de gás, a Comgás.
"Durante a execução dos trabalhos, houve o atingimento de uma rede de gás, com imediata paralisação da atividade e acionamento da concessionária responsável para adoção dos procedimentos técnicos necessários. Durante a mobilização da equipe técnica para realização do reparo, ocorreu a explosão. As causas da ocorrência estão sendo apuradas pelas empresas e pelas autoridades competentes", disse.
A Comgás, por sua vez, informou que recebeu um chamado às 15h15 desta segunda-feira sobre um vazamento de gás causada por uma obra de terceiros, na altura da Rua Piraúba, 32. A equipe chegou ao local às 15h37 e teria eliminado o vazamento.
"A concessionária esclarece que não realizava manutenção no local. A empreas segue à disposição das autoridades para colaborar com as investigações", acrescentou.