Restaurante em Pinheiros, SP, oferece fatia de pizza grátis para vítimas de assalto que apresentarem Boletim de Ocorrência, em ação no aniversário de São Paulo, buscando destacar a insegurança no bairro.
Uma ação promocional inusitada deve chamar a atenção de quem estiver em Pinheiros neste domingo, 25, quando São Paulo celebra seu aniversário. A pizzaria “Da Mooca Pizza Shop” lançou uma campanha que repercutiu nas redes sociais: pessoas que apresentarem um Boletim de Ocorrência comprovando terem sido vítimas de assalto na região ganham uma fatia de pizza, o que deve resultar em clientes entregando B.O.s no balcão do estabelecimento.
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
“Apenas neste domingo, no aniversário de São Paulo (25/01), apresente um B.O comprovando que foi assaltado/furtado no bairro de Pinheiros e ganhe uma fatia de pizza à sua escolha”, anunciou a pizzaria nas redes sociais.
Segundo o estabelecimento, a iniciativa é realizada em parceria com a página Amo Pinheiros e tem como objetivo dar visibilidade a uma questão considerada crucial para o bairro: a segurança pública.
“O aniversário de São Paulo está chegando, e segurança continua sendo uma das principais lutas do bairro de Pinheiros ano após ano”, escreveu a pizzaria. “Na mesma média de tempo em que vendemos uma fatia de pizza na Da Mooca, um celular é roubado em São Paulo, e Pinheiros, bairro da nossa casa liderou este ranking em 2025”, acrescentou.
Por esse motivo, de acordo com o comércio, em 2026 eles se juntaram à página Amo Pinheiros para chamar atenção para a causa durante o 472º aniversário da capital paulista.
Alta de roubos em Pinheiros
Segundo reportagem do Estadão publicada em 2025, o ex-secretário nacional de Segurança Pública José Vicente da Silva Filho realizou um estudo que apontou que os bairros mais ricos da capital paulista apresentam taxas de roubo significativamente superiores às das regiões de classe média e baixa.
De acordo com o levantamento, Pinheiros aparecia como a área mais crítica. O coronel da reserva da Polícia Militar analisou a proporção de ocorrências em 2024 em relação à população dos bairros, com base nos distritos policiais da cidade.
Moradores de Pinheiros (14º DP), bairro de classe média alta, conhecido pela grande concentração de bares e restaurantes e que recentemente registrou roubos de extrema violência, têm motivos para reclamar da insegurança, afirmou o ex-secretário ao jornal. A cada 10 mil habitantes, foram contabilizados 296,9 roubos, número três vezes superior à média da capital, que é de 96 ocorrências por 10 mil pessoas.
José Vicente também destacou que Pinheiros registrou uma taxa de roubos por habitante 148% maior do que a do Capão Redondo, bairro popular que figurava entre os mais violentos do país no início dos anos 2000. Conforme mostrou o Estadão, Pinheiros foi a região com o maior número de roubos registrados em fevereiro de 2025, segundo dados da Secretaria de Segurança Pública de São Paulo. Foram 331 ocorrências, um aumento de 2,5% em relação ao mesmo período de 2024. Isso representa, em média, ao menos 11 vítimas de assalto por dia na região, sem contar os furtos, que somam cerca de 30 casos diários.