URGENTE
Saiba como doar qualquer valor para o PIX oficial do Rio Grande do Sul

Seis são presos em ação contra crimes ambientais em Gravataí, Viamão e Alvorada

Descarte irregular de resíduos, incluindo necrochorume, motivou operação da Polícia Civil.

30 abr 2024 - 17h45

A Polícia Civil, através da Delegacia do Meio Ambiente (Dema) e do Departamento Estadual de Investigações Criminais (Deic), deflagrou na manhã desta terça-feira (30) a Operação Despejo Clandestino, visando combater crimes contra a flora e a poluição em Gravataí, Viamão e Alvorada. A ação, que contou com o apoio do Instituto Geral de Perícias (IGP) e das Secretarias Municipais de Meio Ambiente, resultou na prisão de seis indivíduos e na apreensão de armas de fogo.

Foto: Divulgação/Polícia Civil / Porto Alegre 24 horas

A investigação que culminou na Operação Despejo Clandestino teve início a partir da Operação Kings of Trash II, deflagrada em agosto de 2023. A Kings of Trash II apurou a prática de poluição ambiental por meio do descarte irregular de resíduos de necrochorume ("resíduos de cemitérios"). As investigações revelaram um esquema criminoso envolvendo empresários do ramo de triagem e aterro de resíduos sólidos, empresas de transporte de resíduos e centros de triagem e transbordo de resíduos não perigosos. As empresas operavam de forma irregular, desrespeitando condicionantes de suas licenças de operação e destinando resíduos de forma inadequada em busca de vantagens financeiras.

Publicidade

Na manhã de terça-feira, a Operação Despejo Clandestino cumpriu mandados de busca e apreensão em dois centros de triagem e transbordo de resíduos em Gravataí e Viamão. Peritos do IGP acompanharam as equipes policiais para verificar a presença de resíduos não autorizados, como embalagens de tintas, solventes, óleos e outras substâncias que representam risco à saúde pública e ao meio ambiente. Além disso, um mandado de prisão preventiva foi cumprido contra um dos investigados, que também responde pelo crime de coação no curso do processo.

A operação também identificou dois locais com descarte irregular de lixo, sem licença ambiental para receber os materiais. Duas empresas de transporte de resíduos também são alvos da investigação por realizarem o transporte irregular dos materiais. As irregularidades constatadas incluem a presença de montes de resíduos sem proteção contra intempéries e impermeabilização do solo, falta de cercamento adequado, soterramento de vegetação local, pontos de queima de lixo, baias de segregação de resíduos sem utilização e operação de retroescavadeiras sem proteção de sedimentos em um recurso hídrico.

A Operação Despejo Clandestino demonstra o compromisso da Polícia Civil com a combate aos crimes ambientais e a proteção do meio ambiente. A ação contribui para a preservação da saúde pública e para a garantia de um futuro sustentável para as regiões de Gravataí, Viamão e Alvorada.

Com a informação Polícia Civil.

Publicidade
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se