A Polícia Militar apreendeu uma carga com mais de 2 mil ampolas de tirzepatida, substância utilizada em canetas emagrecedoras, contrabandeadas do Paraguai. A ação aconteceu em Guarulhos, São Paulo, na madrugada deste sábado, 24. As informações são do Jornal Hoje, da Rede Globo.
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
Segundo o jornal, com base em registros da polícia, agentes notaram suspeitos transferindo mercadorias de carros para um caminhão próximo à Rodovia Fernão Dias, enquanto atendiam outra ocorrência. Os suspeitos foram abordados e não apresentaram nota fiscal da carga.
As mercadorias estavam em meio a lonas volumosas, utilizadas para disfarçar o material irregular. Além dos medicamentos, havia também mais de 400 aparelhos celulares e tablets, assim como ao menos 300 frascos de perfumes. Toda a carga foi estimada em mais de R$ 2 milhões.
O caso foi registrado no 1º Distrito Policial de Guarulhos e os suspeitos, que não tiveram suas identidades reveladas, aguardam audiência de custódia.
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou na última quarta-feira, 21, a apreensão e proibição do tirzepatida -- mesma substância apreendida nesta carga -- das marcas Synedica e TG. A medida vale também para o retatrutida de todas as marcas e lotes. "Por se tratar de produtos irregulares de origem desconhecida, não há nenhuma garantia sobre o seu conteúdo ou qualidade. Por isso, não devem ser usados em nenhuma hipótese", afirma a Agência em nota.